Analista político: “Nenhum grupo vai eleger dois senadores em 2026”

O analista político e professor Marcelo Bastos, diretor do Instituto MB Pesquisa, entende que muito dificilmente um mesmo grupo político de Alagoas vai conseguir eleger seus candidatos para as duas vagas que estarão em disputa em 2026.

Na sua avaliação, Renan Calheiros (MDB), candidato governista, é favorito para conseguir seu quinto mandato consecutivo de senador e a outra vaga deve ficar com a oposição.

“Um grupo vai eleger um senador, que deve ser Renan Calheiros, por ser candidato do governo estadual e do presidente Lula, além de ter apoio de cerca de 70 dos 102 prefeitos. O outro grpo, do prefeito JHC e do deputado federal Arthur Lira, fica com a outra vaga. Nenhum dos dois grupos vai eleger os dois senadores”, diz.

Marcelo Bastos argumenta:

“Eu acho improvável que Eudócia Caldas seja candidata. Ela está concluindo dois anos do mandato de Rodrigo Cunha (agora vice-prefeito de Maceió) e acho que vai concluir. Se o JHC perceber que fica difícil a disputa pelo governo do Estado é muito provável que ele saia para o Senado. A possibilidade é real de uma vitória de JHC”.

Atualmente os senadores por Alagoas são Renan Calheiros e Eudócia Caldas (PL), cujos mandatos se encerram no próximo ano, e Renan Calheiros Filho (MDB), que tem mandato até 2030 e, por estar licenciado para ser Ministro dos Transportes, está sendo substituído desde o início do governo Lula por Fernando Farias (MDB).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.