Seis ‘túneis verdes’ para conectar-se com a natureza em Foz do Iguaçu

Seis ‘túneis verdes’ para conectar-se com a natureza em Foz do Iguaçu

Se políticas públicas de meio ambiente permanecem insuficientes, o morador de Foz do Iguaçu pode contemplar a natureza de múltiplas formas. Roteiro lista seis “túneis verdes” de fácil acesso para visitar, guardar as imagens na memória ou instagramar.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

  • LEIA TAMBÉM: Bosque Guarani: prefeitura abre consulta sobre modelo de manejo

“Túneis verdes”

A dica é respirar fundo e calmamente, prestando atenção nos detalhes. A primeira rota fica entre as avenidas Paraná e Felipe Wandscheer, mais precisamente na Rua Gilberto Rolon, próximo à Guarda Mirim.

Na rua, pé de jaca carregado de frutas maduras – foto: Marcos Labanca

O “túnel verde” se estende por quase toda a quadra, com árvores dos dois lados da via, lindas nos dias quentes e charmosas quando esfria. São plátanos, conforme Francisco Amarilla, apresentador do quadro É da vida, do H2FOZ.

A natureza exalta beleza em forma pura – foto Marcos Labanca

“Quando caem todas as folhas, dá a impressão de que a árvore está morta, mas não”, explica. A espécie tem o tronco alinhado, em que a cobertura de cascas forma figuras disformes, como desenhos.

A rua bonita atrai comércios diferenciados. Uma loja de conveniência convida à boa conversa na sobra de uma jaqueira. Ao lado, um café especial em uma instalação de madeira única. As portas abertas com uma mercearia de produtos seletos e um estúdio de piercing.

No centro, dá para escolher

No trecho frenético da Rua Edmundo de Barros, no centro, perto de um supermercado, é possível aproveitar os momentos de poucos veículos, motor e escapamento e contemplar as árvores. Basta olhar para cima.

Uma caminhada lenta permite apreciar as árvores e suas formações, quase artísticas. A vegetação é alta, sendo possível olhares diferentes ao descer ou subir a ladeira da via.

Entrelaçamento, sombra e beleza unindo natureza a espaço urbano – foto: Marcos Labanca

A poucos metros, na Rua Naipi, outro “túnel verde” de árvores bem no centro de Foz do Iguaçu. Fica no meio do caminho entre o Colégio Monsenhor Guilherme e o Bosque Guarani.

Convite para desacelerar e contemplar os “túneis verdes” – foto: Marcos Labanca

Mude a direção para a Marechal Deodoro: mais verde, mais árvores, mais ar puro. Esse trecho fica próximo ao Shopping Mercosul, ainda dentro do perímetro central.

Em uma das principais vias do centro, a natureza faz sua graça – foto: Marcos Labanca

Sentido bairro

Saindo da Avenida das Cataratas, mais ou menos aos fundos da Churrascaria Rafain, já em área residencial, as copas de árvores também formam um túnel. A formação é maior ou menor de acordo com as podas.

Árvores próximas à pista de caminhada da avenida – foto: Marcos Labanca

Do ladinho, há equipamentos para exercício físico em via pública, além da pista de caminhada na avenida. E ciclovia, para quem prefere seguir de bike, que segue até aproximidade do trevo da Argentina.

Coloridos e detalhes para o observador mais atento – foto: Marcos Labanca

Rua mais bonita

Não poderia ficar de fora a rua mais bonita do país, que forma um exuberante “túnel verde”. É Avenida Pedro Basso, cartão-postal para quem admira uma bela paisagem.

Avenida Pedro Basso tem um dos “túneis verdes” mais conhecidos – foto: Marcos Labanca

Além das copas sobre a avenida, as árvores formam seus próprios desenhos, detalhes apreciados por quem segue pela calçada a captar todas as sensações. Os moradores fazem a sua parte.

Moradores instalaram recinto para alimentar pássaros – foto: Marcos Labanca

Em um trecho, um recinto com alimentos para os pássaros. A natureza agradece ao seu modo, com árvores exibidas que se mostram junto ao endereço e na mesma linguagem praticada na mansão convertida em espaço de arte.

Formas e movimentos das árvores da Pedro Basso – foto: Marcos Labanca

Natureza pede proteção

Não se pode falar de meio ambiente sem contextualizar as demandas não atendidas pelo poder público. São espaços que pedem investimentos e proteção real, como o Bosque Guarani e o Parque Remador, só dois de muitos exemplos.

“Disputa” de fiação e postes com as árvores cobra solução – foto: Marcos Labanca

E o que precisa sair do discurso à prática: a implementação integral das diretrizes do Plano Municipal de Mata Atlântica e o plano de arborização, bem como um amplo programa de educação ambiental.

  • LEIA TAMBÉM: Conferência expõe lacunas ambientais de Foz

Somente em fevereiro, em ventanias nos dias 8 e 17, houve 36 quedas de árvores. As plantas não são vilãs, pelo contrário. É necessário impedir podas indiscriminadas ou inadequadas e efetuar o inventário seguido de manejo da arborização.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Seis ‘túneis verdes’ para conectar-se com a natureza em Foz do Iguaçu apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.