Avenida Ayrton Senna, junto à República, sai em 60 dias, diz loteadora

Avenida Ayrton Senna, junto à República, sai em 60 dias, diz loteadora

Hoje paralisado, o trecho de asfalto da Avenida Ayrton Senna, junto à Avenida República Argentina, deverá ficar pronto em 60 dias. É o que promete a loteadora Lótus, responsável pelo custeio e efetivação da obra.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

  • LEIA TAMBÉM: Obra da Perimetral interdita avenidas Maria Bubiak e República Argentina

O H2FOZ questionou, por sugestão de leitores, a empresa e a prefeitura a fim de apurar o motivo da paralisação do serviço e o prazo de entrega. A seção Diga Aí, do portal, recebe reclamações de moradores, pedidos de providências ao poder público e pautas.

Ainda que seja uma conexão importante para a mobilidade urbana na Região Leste de Foz do Iguaçu, trata-se de investimento privado. Isso porque o ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD), por decreto, transferiu o encargo do projeto à firma, ao aprovar o Residencial Ayrton Senna II. A área fica perto do Supermercado Muffato, antes usada como espaço de lazer.

Conforme a Lótus, o serviço de pavimentação da avenida conta com tachão, brita graduada e meio-fio. “O asfalto já está na programação para execução, nos próximos 50 ou 60 dias. A conclusão depende da empresa que irá realizar o serviço, mas não passa de cinco dias”, informou o sócio-administrador da empreendedora, Osório Pastorello.

Avenida Ayrton Senna

Quando for aberto esse trecho, a Avenida Ayrton Senna fará a integração com a Avenida Jules Rimet – que está conectada com a Avenida Costa e Silva, próximo à BR-277 – no cruzamento com a República Argentina. A responsabilidade da loteadora é apenas dentro do trecho do residencial.

Para a Ayrton Senna seguir em via dupla e contínua, é necessário investimento da prefeitura. Se esse projeto for à frente, a avenida possibilitará o rolamento de veículos da Avenida Costa e Silva à Avenida Felipe Wandscheer, entre a entrada da cidade e a região do Jardim São Roque.

Isso também aliviaria o fluxo da Rua Luiza Wandscheer, hoje uma das rotas entre da República à Felipe Wandscheer.

Em relação a esse prolongamento, a prefeitura divulgou que “está em elaboração o planejamento de execução de serviços de pavimentação de 2025 e existe a necessidade de avaliação da viabilidade da obra, conforme as prioridades de melhorias na mobilidade da cidade”.

Além da Avenida Ayrton Senna

O decreto da prefeitura encarrega a Lótus de outros serviços de infraestrutura no loteamento, além do asfalto, sendo:

  • redes de água, esgoto, energia elétrica e iluminação pública;
  • rede de drenagem e escoamento de água;
  • calçadas;
  • arborização;
  • placas de identificação das vias e sinalização viária.

Conforme a Lótus, a única infraestrutura que ainda resta fazer é a ligação da rede de energia elétrica do bairro com a Avenida República Argentina. “Será feita em vinte dias, porque tem que desligar toda a rede da Avenida Jules Rimet”, informou o administrador da empresa.

Prazos

O artigo 3.º do Decreto estabelece o prazo de 730 dias, dois anos, para a conclusão da infraestrutura. A reportagem indagou a prefeitura sobre esse prazo. “A conclusão do atendimento ao decreto tem prazo de dois anos a partir de sua publicação, com possibilidade de prorrogação por igual prazo”, expôs a gestão municipal.

O representante da Lótus afirmou que esse prazo é de quatro anos pela Lei Federal n.º 6.766/79. Por ser investimento privado, o administrador preferiu não mencionar os valores do grupo destinados às obras. Nem informou desde quando o serviço de asfalto da Avenida Ayrton Senna está paralisado.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Avenida Ayrton Senna, junto à República, sai em 60 dias, diz loteadora apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.