Prefeitura de Natal vai monitorar espaços públicos no Carnaval para identificar trabalho infantil

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizará monitoramento de espaços públicos durante o Carnaval 2025 para identificar situações de trabalho infantil e outras violações de direitos. O trabalho será feito pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da pasta.

“O Serviço Especializado de Abordagem Social, um serviço vinculado à Semtas, vai estar monitorando todos os espaços públicos, os bloquinhos, as praças, nos quatro cantos da cidade, justamente pra identificar essas situações, não só realizar a busca ativa, mas também orientações de prevenção pra que essa violação, de fato, não venha a acontecer”, afirmou Silvia Silveira, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semtas.

A iniciativa integra a campanha “No Carnaval, Trabalho Infantil é Nota Zero!” e inclui atividades de sensibilização e monitoramento. As equipes do SEAS iniciarão ações a partir da quinta-feira 27, realizando distribuição de materiais educativos e abordagens junto a trabalhadores de bloquinhos, ambulantes e a população em geral. Além disso, no mesmo dia, haverá panfletagem na escadaria de Mãe Luiza e entrega de materiais informativos nos blocos carnavalescos.

A abordagem busca encaminhar as famílias para acompanhamento social. “O nosso objetivo, enquanto assistência social, é sempre o de prevenir, identificar e acompanhar. Jamais punir ou responsabilizar. A nossa ideia é que as crianças possam ter um acompanhamento na resposta assistencial e possam, de fato, receber acesso a benefícios, serviços, atendimentos, para que essa superação, de fato, aconteça”, explicou Silvia.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, caso seja identificada alguma violação dos direitos de crianças e adolescentes. “É um canal anônimo, onde a pessoa não precisa se identificar. Após o recebimento da denúncia, o canal nos encaminha para fazer a identificação dessa família”, disse ela. Além disso, os conselhos tutelares também são responsáveis pelo monitoramento das violações de direitos.

Além do Disque 100, estão disponíveis os telefones das equipes: Equipe Norte/Leste: (84) 98870-3861 Equipe Oeste/Sul: (84) 98870-3327

Adicionar aos favoritos o Link permanente.