Violência contra a mulher: Patrulha Maria da Penha inicia ação nas ilhas de Paranaguá

Na terça-feira, 18, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) e da Guarda Civil Municipal (GCM), anunciou que iniciou a ação “Maria vai às Ilhas” da Patrulha Maria da Penha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em todo o município. A medida ocorre trazendo às moradoras insulanas da Ilha de Piaçaguera informações sobre a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, aproximando autoridades de segurança pública da população local.

Durante o período da manhã da terça-feira, 18, a Patrulha Maria da Penha recebeu uma receptividade positiva da comunidade, onde moradores demonstraram grante interesse no esclarecimento de direitos e medidas protetivas de acordo com a Lei Maria da Penha. “Segundo a coordenação da ação, o sucesso da primeira ação reforça a importância de iniciativas como essa, que buscam sensibilizar as mulheres e homens sobre a prevenção à violência e a proteção das vítimas”, completa.

“A ação Maria vai às Ilhas será realizada todas as terças-feiras, com visitas a diferentes ilhas do litoral, e conta com o apoio de diversas instituições locais. Além de promover o conhecimento sobre a legislação, o projeto também visa estreitar os laços entre a comunidade e os órgãos de segurança pública, facilitando o acesso da população a informações e recursos de proteção”, afirma a GCM.

Segundo a assessoria a ação descentralizada de segurança pública “reforça o compromisso com a luta pelo fim da violência contra as mulheres, oferecendo um espaço de diálogo e apoio nas regiões mais afastadas”, finaliza.

  • Polícia Rodoviária Federal dará início à Operação Carnaval 2025 no Paraná

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha pode ser acionada por mulheres em situação de violência em Paranaguá, bem como em casos de descumprimento de medida protetiva, entre outros. O telefone para contato da GCM é o (41) 3721-1846.

Com informações da GCM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.