Quem era o médico ciclista morto atropelado por carreta em Natal

O oftalmologista Araken Britto de Sousa morreu na manhã desta segunda-feira (24) ao ser atropelado por uma carreta na avenida Senador Salgado Filho, Zona Sul de Natal. O médico andava bicicleta nas proximidades do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Araken era ciclista e costumava pedalar em grupo. Ele seguia com outros quatro ciclistas pela Salgado Filho, no sentindo centro/bairro quando foi atropelado por volta das 5h30. O médico não teve tempo de ser socorrido e morreu na hora. O condutor da carreta permaneceu no local, fez o teste do etilômetro (bafômetro), que deu negativo, e foi levado à delegacia. Ele vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Segundo o delgado do caso, Alexsandro Gomes, o motorista, vinha de Recife para entregar mercadoria em uma loja próxima ao local do acidente. Ele chegou a ver os ciclistas perfilados, mas bateu em Araken, que se desequilibrou e caiu embaixo do veículo.

Das poucas vezes que pedalamos juntos, na modalidade de pedal longo, pude observar que ele era uma pessoa muito tranquila e que gostava de ajudar bastante. Eu tinha um peso altíssimo e ele foi me dando várias orientações , como um atleta mais experiente. Isso foi muito bom porque ele também estava fazendo um pedal longo quase pela primeira vez, então a troca foi mútua. Era uma pessoa alegre, muito dinâmica, prática no que ia fazer e aquele cara que sempre lhe impulsionava a vencer. Podíamos observar que ele era assim tanto no ciclismo, como na vida familiar e profissional. É uma tragédia o que aconteceu, estou sem acreditar“, comenta o colega de pedal, Dary Souza.

Araken era servidor da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde 2014 e também atuou por oito anos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Desde 2022, o médico fazia parte da Organização de Procura de Órgãos, na área de doações de córneas, além de atuar no Hospital Universitário Onofre Lopes.

A Sesap emitiu nota de pesar:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamenta profundamente o falecimento do médico oftalmologista Araken Britto de Sousa, na manhã desta segunda-feira (24). Servidor da secretaria desde 2014, Araken atuou por oito anos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e, desde 2022, fazia parte da Organização de Procura de Órgãos, na área de doações de córneas. Araken também atuava no Hospital Universitário Onofre Lopes. Toda a Sesap envia aos familiares, amigos e companheiros de trabalho de Araken seu mais profundo pesar e solidariedade neste momento de tristeza.”

Araken era casado e tinha dois filhos.

Um problema que se repete

As denúncias de desrespeito e violência no trânsito contra os ciclistas não são de hoje, mas o problema segue a se repetir sem nenhuma medida efetiva.

“Diariamente, nós ciclistas enfrentamos vários problemas, ao sair de casa. Vivemos numa cidade na qual a forma de mobilidade priorizada pela prefeitura é o transporte individual motorizado, o carro mesmo, sobre as demais formas de deslocamento que são o transporte público e caminhar e pedalar. Isso faz que a cidade seja desenhada para o carro, vide o debate sobre trincheiras tão propalado pela prefeitura na gestão anterior e o não debate sobre a mobilidade ativa em Natal, escondido pela mesma prefeitura. Essa confirmação faz do trânsito de Natal cada vez mais caótico, pouco fiscalizado e deficiente quando se trata de um ordenamento de tráfego que relacione outros modais de deslocamento que não seja apenas o carro. Como consequência, temos o que ocorreu hoje, o falecimento de um ciclista que pedalava para uma avenida pensada, apenas, para o carro individual. Some-se a isso, assaltos e furtos, com e sem violência que são cada vez mais constantes e que carecem de uma inteligência da Política Militar no sentido de coibir o sinistro e coibir o pós-sinistro, ou seja, o comércio ilegal de bicicletas e equipamentos de ciclismo roubados/furtados“, avalia Fábio Fonseca, ciclista e professor universitário.

A Associação Médica, o Hospital Onofre Lopes e o Conselho Regional de Medicina também se manifestaram:

The post Quem era o médico ciclista morto atropelado por carreta em Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.