Walter pode “ceder vaga” de candidatura a governador para Cadu Xavier

O vice-governador Walter Alves (MDB), cotado para ser o cabeça da chapa governista em 2026, não descarta a possibilidade de assumir o Governo do Estado, com a provável renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal. Mas pode não concorrer à reeleição. Caso isso aconteça, ele poderá ceder a vaga na cabeça de chapa para o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, que é filiado ao PT.

A informação foi confirmada à reportagem da Agência Saiba Mais por uma fonte próxima a Walter Alves.

“A verdade é que Walter não decidiu nada, está tudo em aberto, inclusive a possibilidade de assumir o governo e não concorrer a nada”, disse o interlocutor do vice-governador.

Saiba Mais: Mineiro vê Cadu em 2026 e destaca capacidade de gestão do secretário

Questionada se o vice-governador estaria disposto a sacrificar a continuidade da carreira política ao não concorrer a nenhum cargo em 2026, a fonte reiterou que o vice-governador, conhecido pelo perfil mais discreto, “não sinalizou o que vai fazer da vida”, mas pode simplesmente entregar o MDB ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), para “cuidar dos filhos”.

Depois da filiação do senador Styvenson Valentim ao PSDB, Ezequiel Ferreira, presidente estadual da legenda, iniciou a negociações com Walter Alves para ingressar no MDB. O vice-governador confirmou o convite ao deputado estadual para se filiar à legenda, oferecendo inclusive o comando do partido no RN ao presidente da Assembleia Legislativa.

Walter permaneceria como membro do Diretório Nacional do MDB. O vice-governador também reafirmou que sua aliança com Ezequiel, firmada desde 2022, está mantida para a disputa de 20226.

Cadu pode representar o PT na chapa majoritária

O vice-governador se reuniu na última segunda-feira (17) com o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, cujo nome começou a ser cotado para compor a chapa majoritária em 2026 como representante do PT.

Após a divulgação da foto da reunião entre os dois, o nome de Cadu, como é conhecido o secretário, começou a ser especulado como possível vice de Walter Alves. Em entrevista exclusiva ao blog da jornalista Daniela Freire, ele disse que está “disposto a defender o legado do Governo Fátima”.

A reportagem da Saiba Mais apurou que, depois da reunião com o secretário, Walter Alves disse que sentiu que Cadu “está animado para disputa”.

Caso Walter não concorra à reeleição, Cadu pode assumir cabeça de chapa

A animação aumentou diante do aparente desinteresse de Walter Alves de concorrer à reeleição ao Governo do Estado. Isso abriria caminho para Cadu assumir a cabeça de chapa na disputa da sucessão da governadora Fátima Bezerra.

Uma sinalização de que o secretário poderá ser o candidato a governador no próximo ano veio da Assembleia Legislativa, com as declarações de representantes da bancada do PT. O líder do governo, Francisco do PT, afirmou que o secretário é um “conhecedor da realidade estadual, muito sério e que reúne todas as condições para qualquer disputa eleitoral”.

Já a deputada estadual Isolda Dantas declarou que Cadu “é um nome excelente”, mas ponderou que as decisões no PT são tomadas após debate interno nas instâncias do partido.

Os nomes são cogitados, mas a decisão final é sempre da instância partidária, da executiva estadual do PT. Então é assim que vai ser, não vai ser diferente”, pontuou.

Enquanto Walter não dá sinais se vai ou não ser candidato à reeleição, Cadu se movimenta politicamente, com uma agenda que lembra a de um candidato. Ele tem recebido prefeitos, participado de eventos partidários acompanhado a governadora em agendas pelo interior do Rio Grande do Norte.

The post Walter pode “ceder vaga” de candidatura a governador para Cadu Xavier appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.