Duplicação da BR-304 emperra mobilidade em Macaíba e vereadora exige respostas do DNIT

A vereadora Clarissa Matias (Podemos) cobrou respostas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre o atraso nas obras de duplicação da BR-304, trecho conhecido como Reta Tabajara, em Macaíba.

Em pronunciamento, Clarissa destacou o impacto direto que o atraso tem causado na mobilidade urbana, na rotina dos moradores e no acesso a serviços essenciais.

“A duplicação da BR-304, da Reta Tabajara, muito provavelmente seja uma das obras mais esperadas pelos norte-rio-grandenses, visto que aqui há uma ligação das pessoas que vêm do interior do estado até a capital”, afirmou a vereadora.

Clarissa informou que enviou um ofício ao DNIT no dia 3 de fevereiro, solicitando um cronograma atualizado das obras e pedindo explicações sobre os motivos dos atrasos. A vereadora ressaltou que a situação tem causado transtornos para os estudantes, trabalhadores e moradores que dependem diariamente da rodovia.

“Aqui em Macaíba nós somos muito prejudicados com o atraso e o descaso dessa obra, que infelizmente não vem andando há anos”, disse.

Além dos problemas gerais de mobilidade, Clarissa destacou que o atraso tem dificultado o acesso a serviços de saúde. “Essa via aqui é uma via que dá acesso a Canabrava, Traíras, a diversos distritos, inclusive para a UPA do município de Macaíba”, pontuou.

A vereadora ainda mencionou a preocupação com o impacto negativo nas comunidades locais, especialmente para estudantes e trabalhadores que enfrentam dificuldades diárias para se deslocar.

A vereadora também destacou a falta de medidas paliativas por parte do DNIT para minimizar os impactos enquanto a obra não é concluída. “O atraso dessa obra tem dificultado a mobilidade urbana dos estudantes, dos trabalhadores. Já cobrei pelo BOV aqui pelo ofício, mas tenho cobrado aqui hoje”, afirmou.

Clarissa aguarda uma resposta oficial do DNIT e prometeu manter a população informada assim que houver retorno. “Assim que o DNIT der o retorno, eu estarei informando para a população tomar conhecimento”, disse.

A cobrança da vereadora reforça a insatisfação de moradores e motoristas que dependem da BR-304 diariamente e veem a obra se arrastar por anos sem uma solução clara. Clarissa finalizou afirmando que continuará fiscalizando o andamento das obras e cobrando ações do DNIT e demais órgãos responsáveis.

“Eu estarei cobrando e fiscalizando desde os órgãos estaduais aos órgãos federais para que essa obra saia o quanto antes”, concluiu.

Reta Tabajara (BR-304)

A duplicação da BR-304, conhecida como Reta Tabajara, é uma obra de infraestrutura que tem objetivo de melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de Natal, beneficiando os municípios de Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Natal.

Os trabalhos de duplicação tiveram início em 2016, visando melhorar a segurança e a fluidez do tráfego na região.

A duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, foi parcialmente liberada em 2024, com a conclusão de 14,1 km do trecho em Macaíba.

O governo federal anunciou, ainda em 2024, que o novo lote de duplicação, abrangendo mais 70 km, deveria ser iniciado em 2025. A obra total, orçada em cerca de R$ 3 bilhões, deve ser concluída até o final deste ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.