Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul lança projeto para resgatar a inspiração no ambiente escolar

Despertar a motivação nos profissionais da educação, nos alunos e na comunidade escolar. Este é o objetivo principal do projeto pedagógico Inspire-se, planejado pela Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul.

Para o lançamento do projeto, a secretaria organizou uma microssérie de seis episódios que foram divulgados nas redes oficiais. A cada dia, uma história inspiradora de pessoas da comunidade foi trazida ao público.

“Iniciarmos este projeto por meio de histórias de voluntários, de profissionais com anos de dedicação ao trabalho e com forte envolvimento comunitário foi justamente para emocionar. Mostrar que temos bons exemplos a serem seguidos e pessoas para nos inspirarmos”, conta a responsável pela secretaria Cristiane de Souza.

Conforme a responsável, o projeto pedagógico, além do cunho emocional, exige estrutura e uma organização que facilita a aprendizagem dos alunos. “Vamos trabalhar a união das disciplinas. Cada área de conhecimento tem um conteúdo a ser desenvolvido, mas todos eles estarão unidos dentro de um tema geral”, explica.

Dentro das escolas
O início do ano letivo na rede municipal ocorreu na segunda-feira, 17. Uma média de 1.600 alunos retornaram às escolas e 370 funcionários são envolvidos diretamente. A partir de agora, o projeto pedagógico passa a ser trabalhado dentro das salas de aula.

A diretora da EMEF Anita Ferreira de Moraes, Giovani Rodrigues conta que a instituição vai abordar as práticas rurais, com atenção ao cuidado com o meio ambiente. O projeto ao longo dos próximos anos é desenvolver na Anita atividades de escola de campo. E por meio da educação incentivar a sucessão rural e a sustentabilidade.

Na Creche Vó Marica, a inspiração será trabalhada por meio do afeto. “A gente precisa trabalhar nas salas e junto das famílias a importância do toque e da atenção. Nesta fase inicial da vida, toda troca de carinho está correlacionada com o desenvolvimento das crianças”, conta a diretora Marcia Harth.

Na EMEF Isabel Luiza Bittencourt, o regaste dos valores será trabalhado. “Não há maneira melhor de inspirarmos nossas crianças e pré-adolescentes do que por meio do exemplo. Precisamos mostrar a importância da família e inspirar os alunos pelos valores”, conta a diretora Ana Paula Mattes.

Junto do projeto pedagógico, um projeto de comunicação multiplataforma tem sido desenvolvido. A partir de março, semanalmente, uma atividade escolar será abordada. “Nosso objetivo é mostrar o que há dentro das escolas. Educação não é só prédios e obras. O desenvolvimento humano e a aprendizagem são as maiores metas da educação. Precisamos valorizar e incentivar o trabalho dos nossos profissionais”, finaliza Cristiane.

Crédito: Ascom/Bom Retiro do Sul

The post Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul lança projeto para resgatar a inspiração no ambiente escolar appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.