De 3ª ponte a trem para aeroporto, confira propostas para transporte de Natal

A criação de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi resolveria o problema do trânsito em Natal? E a criação do programa Tarifa Zero no transporte público? A inclusão dos permissionários no sistema faria diferença? As sugestões citadas acima são propostas de alguns dos candidatos à Prefeitura do Natal para as eleições deste ano.

Afinal, uma das principais reclamações do natalense é a falta de um bom transporte público na cidade. Antes mesmo das dezenas de linhas retiradas durante a pandemia da Covid-19, quem mora na capital potiguar já sofria da demora para conseguir pegar um ônibus, da espera em pontos sem qualquer estrutura, com usuários sujeitos a sol e chuva, além do preço elevado e veículos sucateados.

O assunto é motivo de críticas há anos. A pouca iniciativa da Prefeitura do Natal por um lado, que acata todas as decisões anunciadas pelo Sindicato dos Empresários de Ônibus, licitações vazias sem apresentação de propostas por parte das empresas, que continuam operando de maneira precária.

Como as eleições deste ano são municipais, o assunto segue em alta e ainda deve ser mais explorado. Mas, lendo as propostas dos candidatos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível distinguir claramente as diferentes maneiras de solucionar os problemas do setor.

Terceira ponte sobre o Potengi

Uma das propostas que mais chamam atenção é a de Paulinho Freire (União Brasil), que planeja elaborar um estudo de viabilidade para construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi. O candidato alega que a Ponte de Igapó já está saturada e que a Newton Navarro atingiu 50% de sua capacidade.

Paulinho Freire inicia campanha com Bolsonaro I Imagem: reprodução redes sociais
Paulinho Freire inicia campanha com Bolsonaro I Imagem: reprodução redes sociais

Em mais um exemplo de pré-disposição para construções, Freire também planeja elaborar outro estudo de viabilidade para construir a Via Mangue, que seria uma via alternativa à Av. Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro e a Ponte de Igapó (Ponte Costa e Silva). Freire argumenta que o trecho viário ajudará a preservar a ZPA 8 (Zona de Proteção Ambiental) e prevenir ocupações irregulares.

Já no programa de Natália Bonavides (PT), há uma clara intenção de integrar as diferentes modalidades de transporte de maneira que o usuário possa transitar entre eles, sem maiores complicações, por toda região metropolitana de Natal, diferente do que ocorre atualmente.

Natália Bonavides I Foto: divulgação
Natália Bonavides I Foto: divulgação

A candidata destaca, ainda, que a prioridade no trânsito deve ser dos pedestres e ciclistas e cita uma série de medidas para garantir a segurança de ambos. Bonavides também planeja fazer a implantação gradual do Programa Tarifa Zero e a instalação de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) em áreas e corredores de maior demanda.

Carlos Eduardo (PSD), traz um programa mais curto e enxuto no quesito mobilidade urbana. O candidato cita que pretende melhorar os serviços já existentes, modernizar a frota, criar corredores exclusivos e semiexclusivos de ônibus e incluir os permissionários no sistema.

Carlos Eduardo I Foto: reprodução

Hero (PRTB) promete em seu programa implantação de um sistema de ônibus 24 horas por dia, com BRTs (bus rapid transit – ônibus de trânsito rápido) nos horários de pico e trens nas principais vias, através de parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O candidato também cita a necessidade de ciclovias e planeja construir uma via de acesso de Uruaçu a Santo Antônio, passando pelo Parque dos Coqueiros, além de uma nova ponte para a Zona Norte, saindo da Guarita aos Guarapes com nove faixas, sendo uma para os ônibus e trem até o novo Aeroporto Aluízio Alves.

Hero I Foto: TSE

O candidato Nando Poeta (PSTU), planeja municipalizar o transporte público de Natal, criando uma empresa pública de mobilidade urbana para retirar o Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos) da prestação do serviço.

Nando Poeta I Imagem: divulgação
Nando Poeta I Imagem: divulgação

Nando também pede o cancelamento das isenções dadas ao Seturn, passe livre para estudantes e desempregados, redução da tarifa atual à metade, implantação de um sistema de transporte integrado entre trens, ônibus, VLTs e ciclovias, além da cobrança de verba estadual e federal para o projeto de mobilidade urbana da cidade.

Já Rafael Motta (Avante) planeja a criação de um alinha exclusiva para ônibus elétrico. O candidato também quer modernizar o sistema público de transporte com painéis digitais e aplicativos que forneçam a informação exata do percurso da linha em tempo real, tempo de espera, lotação e paradas. Além disso, Motta também fala em incentivar empresas que implantem transportes alternativos, como bicicletas e patinetes compartilhados.

Rafael Motta I Foto: divulgação

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