Natal tem recorde de atendimentos em saúde mental no 1º quadrimestre de 2024

Natal atingiu um recorde de atendimentos em saúde mental nos primeiros quatro meses de 2024, com 11.807 registros. Esse número representa um aumento expressivo de 23% em comparação ao mesmo período de 2023 e 27% em relação a 2022, evidenciando a crescente demanda por serviços de apoio psicossocial na capital potiguar.

Entre janeiro e abril de 2024, os cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Natal registraram, em média, 2.951 atendimentos mensais. No total, foram 2.513 atendimentos a mais do que no primeiro quadrimestre de 2023, quando 9.588 pessoas foram atendidas. Já em 2022, o número foi menor, com 9.294 atendimentos no mesmo período.

Esse aumento reflete uma demanda crescente que vem se intensificando nos últimos anos, impulsionada, em grande parte, pelos impactos da pandemia de Covid-19, que agravou fatores como desemprego, insegurança financeira e luto, resultando em um aumento significativo na procura por serviços de saúde mental.

Mesmo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, em maio de 2023, o fim da emergência de saúde pública provocada pela Covid-19, os efeitos indiretos da pandemia continuam a afetar a saúde mental da população. Dados da OMS divulgados em 2022 apontam que os casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% globalmente após o surgimento do vírus.

Para atender à crescente demanda, Natal foi contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com a construção de um novo CAPS na Zona Norte da cidade. No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as obras ainda não têm previsão para começar, o que mantém a pressão sobre os atuais cinco centros em funcionamento.

Como acessar os CAPS

Os CAPS desempenham um papel essencial no cuidado de pessoas com transtornos mentais graves, incluindo problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os serviços são acessíveis por demanda espontânea, encaminhamento de unidades de atenção primária ou especializada, ou após internação clínica/psiquiátrica. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira os que estão operando 24 horas por dia:

  • CAPS Luiz Gonzaga Moreira (CAPS Álcool e Drogas III Leste): localizado na Rua Pacífico de Medeiros, n.º 55, Barro Vermelho.
  • CAPS José Jeová dos Santos (CAPS Álcool e Drogas II): situado na Av. Rio Doce, S/N, Conjunto Santarém – Potengi.
  • CAPS André Luiz (CAPS III Leste): funcionando temporariamente no APTAD e na Unidade Básica de Saúde de Pirangi.

The post Natal tem recorde de atendimentos em saúde mental no 1º quadrimestre de 2024 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.