Eriko Jácome assume a Fecam e promete valorização das câmaras municipais do RN

O vereador de Natal e presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP), assumiu a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) e afirmou que sua gestão será marcada por trabalho, convênios e profissionalização dos legislativos municipais. A entidade representa 167 câmaras municipais do estado e, segundo ele, atuará para fortalecer o trabalho dos vereadores, com foco na interiorização das ações da federação.

“A Fecam é a federação que integra todos os municípios. Ela tem, pelo seu papel principal, tomar conta, trazer convênios, trazer parcerias para engrandecer e fazer com que aquela câmara municipal daquele interior seja vista com trabalho, com profissionalismo, levando ações sociais e qualificação profissional. Isso vai ser a nossa gestão”, declarou Eriko.

O novo presidente da Fecam informou que a federação será organizada em quatro núcleos regionais, buscando descentralizar as atividades e atender as câmaras municipais de forma mais rápida e eficiente. “Vamos começar fazendo quatro núcleos, dividindo o estado em quatro pontos principais para que a gente possa atender de uma forma rápida e muito expressiva”, explicou.

Ele também destacou a busca por parcerias institucionais. “Todos os trabalhos serão feitos através do Senado, através da Assembleia Legislativa, também buscando convênios com a Fecomércio e diversas outras entidades. Não tenho dúvida de que vamos fazer um trabalho muito grande pelo estado do Rio Grande do Norte, valorizando cada dia mais a câmara municipal de cada região”, afirmou.

A eleição da nova diretoria da Fecam ocorreu em Natal, com 140 dos 167 presidentes de câmaras municipais declarando apoio à candidatura de Eriko Jácome. Inicialmente, a disputa teria duas chapas: uma encabeçada pelo vereador de Tibau do Sul, Mourinho, e outra liderada por Eriko. No entanto, a candidatura adversária não conseguiu reunir o número mínimo de vereadores para compor a chapa.

“A eleição da Fecam começou há dois meses. Em duas chapas iriam concorrer: o presidente de Tibau do Sul, vereador Mourinho, que abraçou uma parte do estado e tentou fazer sua chapa, e eu, aqui da capital, montamos a nossa, dividindo todos os espaços para cada região do Rio Grande do Norte. Quando foi na sexta-feira, recebemos a notícia de que a chapa que concorreria com a nossa não teve êxito e não conseguiu o número legal de vereadores para disputar”, relatou.

Com isso, Eriko Jácome foi aclamado presidente da Fecam para o biênio 2025-2027. Ele agradeceu o apoio dos vereadores e afirmou que seu mandato será dedicado ao fortalecimento das câmaras municipais. “Dedico essa vitória a cada um de vocês dos 167 municípios que representam a Federação das Câmaras Municipais do estado do Rio Grande do Norte”, declarou.

A Fecam atua como um canal de fortalecimento do legislativo municipal no estado, promovendo qualificação, intercâmbio de experiências e suporte técnico-administrativo para os vereadores. O novo presidente destacou que pretende ampliar esses serviços e tornar a federação mais presente no interior do estado.

“Nosso mandato vai ser voltado para vocês, presidentes de câmara. Nosso compromisso é fortalecer as câmaras municipais e garantir mais estrutura para que possam desenvolver seu papel com ainda mais profissionalismo”, concluiu Eriko Jácome.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.