“Nilda conhecia os problemas financeiros e deve parar com o discurso do retrovisor”, diz vereador

O vereador Gabriel César (PL) criticou a gestão da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (SDD), pelo adiamento do início do ano letivo e cobrou que a atual administração assuma a responsabilidade pelos problemas financeiros do município. Segundo ele, a prefeitura sabia das dificuldades orçamentárias e deveria ter se preparado para evitar o impacto na educação.

“O adiamento do nosso ano letivo é herança da gestão passada. Como é que faz um anúncio faltando oito horas para o início das aulas, praticamente de madrugada? Como é que nós tínhamos uma secretaria de educação e todos os pais se prepararam junto com seus filhos para ir à escola, e quando chegaram descobriram que não teria aula?”, questionou o vereador.

Gabriel César afirmou que a gestão precisa assumir sua responsabilidade e parar de culpar a administração anterior pelos problemas enfrentados. A Prefeitura de Parnamirim informou que o adiamento do ano letivo só ocorreu “devido ao não pagamento da gestão anterior à empresa Solares, responsável pelos terceirizados que atuam em diversas áreas das escolas como portarias, cozinhas e demais”.

“Nós temos que acabar com esse discurso de retrovisor. Quem assumiu a prefeitura sabia dos problemas. Como é que eu vou assumir uma prefeitura e ficar todo o tempo dizendo que a culpa é do gestor passado? Não houve uma transição durante o final do ano passado? Não sabiam que tinham que fazer esses pagamentos? Não sabiam que os pagamentos estavam em atraso?”, declarou o vereador.

Ele destacou que a atual gestão recebeu informações sobre a situação financeira de Parnamirim antes de assumir a prefeitura e cobrou planejamento e execução para resolver os problemas. “De quem é a responsabilidade? É da atual gestão que assumiu no dia 1º ou é do antigo gestor? Porque na hora que eu coloco meu nome à disposição para assumir uma prefeitura, eu sei dos problemas. Foi feita uma transição, eu sei o que precisa resolver e eu tenho que tomar a frente”, afirmou.

Gabriel César também mencionou que a arrecadação municipal aumentou, o que, segundo ele, demonstra que não há justificativa financeira para a falta de medidas efetivas. “A prefeita falou aqui nessa tribuna que o mês de janeiro bateu recorde em arrecadação. Nossa arrecadação já ultrapassou a do ano passado. O problema é recurso? Parnamirim arrecadou muito em janeiro, mas está faltando atitude, planejamento e execução para as coisas começarem a melhorar”, afirmou.

Nilda adiou início do ano letivo nesta terça 11

O adiamento das aulas na rede municipal gerou preocupação entre pais e alunos, que só foram informados horas antes do início previsto do ano letivo. O vereador reforçou que espera uma solução antes da nova data prevista para o início das aulas, marcada para 24 de fevereiro.

Nova prefeita de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), herdou dívidas da gestão Taveira / Foto: Prefeitura de Parnamirim
Nova prefeita de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), herdou dívidas da gestão Taveira / Foto: Prefeitura de Parnamirim
Adicionar aos favoritos o Link permanente.