Marca que virou sinônimo de doce de leite no Rio Grande do Sul tem hoje forte ligação com o Vale do Taquari

“Quero mumu no pão”, diz a menina para mãe! Tem que comprar mais mumu diz a esposa para o marido. A marca Mu-Mu se tornou referência em doce de leite no Rio Grande do Sul, a ponto de o nome ser utilizado para designar qualquer produto similar, independentemente do fabricante.

No vocabulário popular do gaúcho, a expressão “mumu” ou “mumuzinho” também é usada para indicar algo fácil ou simples, remetendo à facilidade de abrir os antigos sachês do produto.

A origem da empresa

A história da Mu-Mu começa em 1945, quando os irmãos Arno e João Jacob Vontobel fundaram a fábrica de doces Cardeal em Porto Alegre. Inicialmente localizada na Rua Visconde do Herval, no bairro Menino Deus, a empresa se mudou no ano seguinte para a Rua Comendador Rodolfo Gomes e ganhou a adesão de outro irmão, Henrique Vontobel. Os produtos eram vendidos de carroção pelas ruas da cidade, incluindo bananada, rapadura e outros doces.

Com o crescimento do negócio, os irmãos abriram pequenas fábricas em Porto Alegre e Caxias do Sul. Na década de 1960, a produção foi centralizada em uma indústria de grande porte na Avenida Ipiranga, próxima à Avenida Salvador França. Inicialmente, o doce de leite era vendido a granel e ainda não possuía uma marca registrada.

A escolha do nome e a consolidação da marca

Segundo o livro Indústria de Ponta, de Eduardo Bueno e Paula Taitelbaum, Arno Vontobel encontrou a inspiração para o nome Mu-Mu durante uma viagem internacional. Ao retornar, registrou a marca no Brasil e adotou uma vaquinha como símbolo da empresa. A facilidade de pronúncia, aliada à qualidade do produto, fez com que a marca se consolidasse no mercado e se tornasse sinônimo de doce de leite, assim como Gillette e Omo em seus segmentos.

Em 1973, uma reportagem do jornal Zero Hora destacou o crescimento da indústria, então chamada Doces e Conservas Vontobel Ltda. Além do doce de leite, a fábrica também produzia geleias e doces de frutas, todos sob a marca Mu-Mu. O slogan “Mu-Mu é fruta fresquinha em forma de doces” reforçava a identidade da empresa.

Mudança de fábrica e a nova fase

Em 1998, a produção da Mu-Mu foi transferida de Porto Alegre para Viamão. Atualmente, a marca pertence à Neugebauer, que fabrica o doce de leite e bombons Mu-Mu em sua unidade em Arroio do Meio, mantendo viva a tradição de uma das marcas mais icônicas do Rio Grande do Sul.

Fonte: GZH

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