Foz do Iguaçu teve o 4.º janeiro mais quente em 16 anos

Calor em Foz do Iguaçu

Como já é de costume, janeiro foi marcado por altas temperaturas em Foz do Iguaçu. Segundo dados coletados pelo H2FOZ com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média foi de 26,9°C, a quarta maior registrada no mês desde 2009.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

LEIA TAMBÉM: Por que Foz do Iguaçu é tão quente?

Em dois anos, a temperatura média em janeiro aumentou 1,6°C, subindo de 25,3°C em 2023 para os atuais 26,9°C. Na série histórica, 2015 é o ano que registrou o janeiro mais quente em Foz do Iguaçu, com a média chegando quase a 30°C (29,9°C). É importante mencionar que, neste ano, o Inmet possui menos registros de medições.

O dia mais quente de janeiro em Foz do Iguaçu

O pico de calor de janeiro ocorreu no dia 17, uma sexta-feira, com temperatura média de 29,9°C. Além disso, foram três medições expressivas ao longo desse dia: 37,6°C às 15h, 37,4°C às 16h e 37,3°C às 17h. Naquela mesma semana, Foz do Iguaçu enfrentou os outros dois dias mais quentes do ano, com temperaturas médias de 29,7°C no dia 19 e de 29,2°C no dia 18.

Sensação térmica

A sensação térmica pode ser ainda mais intensa, aumentando o desconforto causado pelo calor, conforme explica Moacir Schmengler. Graduado, mestre e doutor em Meteorologia, Moacir atua como analista ambiental no Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), que é uma parceria entre o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu.

“A sensação térmica é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar e que pode ser diferente da temperatura real. Em dias quentes, por exemplo, a alta umidade dificulta a evaporação do suor. Isso impede o resfriamento natural do corpo e fazendo com que a sensação de calor seja maior do que a indicada pelos termômetros. Por outro lado, quando o ar está mais seco e há vento, o suor evapora mais facilmente, dissipando o calor da pele e gerando uma sensação mais amena, mesmo que a temperatura real seja a mesma”, ressalta.

Por outro lado, as temperaturas médias mais baixas em Foz do Iguaçu foram registradas nos dias 25 e 30 de janeiro (24,4°C), com a medição recorde registrada às 6h do dia 5: 16°C.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Foz do Iguaçu teve o 4.º janeiro mais quente em 16 anos apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.