RN inaugura primeira unidade regional de ortopedia em Macaíba

O Rio Grande do Norte ganhou, nesta sexta-feira 7, sua primeira unidade regional de atendimento ortopédico de baixa e média complexidade. O serviço foi inaugurado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, e já começou a receber pacientes no fim da tarde.

A unidade atenderá seis municípios da Região Metropolitana: Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Macaíba, com o objetivo de desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do novo serviço para o SUS no estado. “Investimos mais de R$ 500 mil para estruturar um novo serviço que é um passo muito importante na melhoria do SUS no nosso estado, com um serviço de qualidade. E o próximo passo de caráter estruturante é o Hospital Metropolitano”, afirmou.

A unidade conta com centro cirúrgico, oito leitos de enfermaria, dois consultórios, além de estrutura para suturas, colocação de gesso, exames e outros procedimentos. A secretária de Saúde Pública do RN, Lyane Ramalho, explicou que a expectativa é realizar seis cirurgias por dia.

“Vamos trabalhar para que o Walfredo sofra menos pressão de atendimentos e que o serviço em Macaíba seja de alta qualidade e capacidade de resposta”, disse.

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, celebrou a inauguração. “Vai trazer mais dignidade aos pacientes do SUS, que vão ser atendidos perto de casa, além de desafogar o Walfredo. Esse é um momento de reconhecimento e agradecimento ao Governo”, afirmou.

rn macaíba centro ortopédico foto Maxson Savelle
Serviço de baixa e média complexidade atenderá seis municípios e desafogará o Hospital Walfredo Gurgel. | Foto: Maxson Savelle

O serviço foi viabilizado com recursos de mais de R$ 10 milhões garantidos pelo Ministério da Saúde, após pedido da governadora Fátima Bezerra. O superintendente regional do Ministério, Jalmir Simões, reforçou o apoio federal. “O Governo Federal e o Ministério da Saúde reforçam a presença no estado, apoiando a abertura desse novo serviço”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.