Voo com 111 brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

Um voo com 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira 7. O grupo partiu de Alexandria, na Louisiana, com uma parada técnica em Porto Rico, antes de seguir para o Brasil. Diferente do ocorrido em janeiro, os deportados não estavam algemados.

O presidente Lula (PT) determinou que um diplomata do Consulado-Geral em Houston acompanhasse o embarque dos brasileiros.

Após a chegada em Fortaleza, os repatriados serão levados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A mudança no plano de voo foi feita a pedido da Presidência da República para evitar que os brasileiros fossem algemados já dentro do Brasil, como ocorreu no primeiro voo de deportados, em 24 de janeiro.

Na ocasião, as autoridades brasileiras foram surpreendidas com o uso de algemas e relatos de abusos e condições precárias durante o trajeto.

O Ministério da Justiça classificou o episódio anterior como “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Já o Ministério das Relações Exteriores (MRE) considerou o tratamento “degradante” e “inaceitável”, violando um acordo firmado com os EUA em 2018.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.