Mercado da Redinha reabre temporariamente por mais um mês

A Prefeitura de Natal confirmou a reabertura temporária das atividades do Mercado da Redinha, a partir desta sexta-feira (7) até o dia 9 de março. O Executivo informou ainda que não haverá nova prorrogação do funcionamento temporário.

A decisão sobre a volta temporária saiu depois de uma reunião entre representantes do município e de permissionários. Também foi confirmada a prorrogação do Festival Boteco Natal neste período. Será a volta do local quase duas semanas após ter sido fechado em 26 de janeiro, mesmo tendo sido inaugurado no final de dezembro.

Enquanto ficou fechado, os permissionários realizaram ao menos dois protestos. O primeiro aconteceu em 31 de janeiro em frente à Prefeitura. Na ocasião, o grupo chegou a ser recebido por alguns gestores, mas saiu apenas com uma promessa de nova reunião. Depois, em 1º de fevereiro, foi a vez de mais uma manifestação. O período de janeiro é conhecido pelo maior número de pessoas nas praias das cidades litorâneas. É também na alta estação que o comércio fica mais forte e os trabalhadores que atuam no setor aproveitam para compensar o período de baixa estação.

O acordo fechado entre a Prefeitura e os permissionários seguiu alguns termos considerados consensuais pelo Executivo. Um deles diz respeito ao novo prazo de funcionamento. A definição dada é de que não haverá mais prorrogação após esse novo ciclo temporário. Inicialmente, os comerciantes propuseram manter a nova abertura até o Carnaval, mas a Prefeitura autorizou a continuidade do festival até o dia 9 de março.

Por outro lado, o município se comprometeu em agilizar o processo de relicitação para atrair interessados na proposta de concessão que vai assegurar a operação definitiva do Mercado.

Os permissionários também formalizaram um termo de responsabilidade, assumindo o compromisso de zelar pela manutenção do espaço interno do Mercado durante a nova fase de abertura.

Para dona Ozeni Florêncio, permissionária do Mercado da Redinha, a nova reabertura temporário do espaço já representa uma conquista. 

“Estou muito feliz por poder dar uma resposta definitiva às outras 32 famílias que, assim como a minha, agora têm a oportunidade de retomar suas atividades com a prorrogação do festival”, declarou.

Em dezembro, o Mercado reabriu mesmo depois da licitação para exploração do espaço ter terminado deserta, sem interessados pelo negócio. Um novo edital deve ser aberto. Enquanto isso, o secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, ressaltou a importância do Mercado da Redinha para a economia local.

“A Prefeitura de Natal sempre esteve e continuará aberta ao diálogo, priorizando ações que favoreçam o desenvolvimento da cidade. Sabemos do impacto econômico e social do Complexo Turístico da Redinha e, após detida análise técnica, optamos por garantir a continuidade das atividades, enquanto avançamos no processo de relicitação”, afirmou o titular da SMG.

Histórico

Na inauguração em fevereiro, já era sabido que o festival gastronômico duraria só um mês, reunindo permissionários, bares e pratos tradicionais como a ginga com tapioca. 

Antes da inauguração, o município já havia sido criticado por excluir os permissionários do antigo Mercado da Redinha da inauguração do Complexo. Para participar do festival Boteco de Natal, eles tiveram que pressionar a Prefeitura do Natal já que só estava prevista a participação de restaurantes e bares da cidade. Para participar do evento, os antigos permissionários tiveram que abrir mão de 80% do lucro sobre o valor da bebida vendida e de 20% do lucro da comida.

A obra recebeu um investimento de R$25 milhões pela Prefeitura de Natal e possui um deck, estacionamento, estação de tratamento de esgoto, prédio anexo e áreas de circulação.

Saiba+

Mercado da Redinha fecha após um mês de funcionamento; entenda

Permissionários da Redinha protestam contra Mercado fechado na alta estação

Permissionários fazem novo protesto contra Mercado da Redinha fechado

The post Mercado da Redinha reabre temporariamente por mais um mês appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.