Obra da Reta Tabajara está abandonada, denuncia Girão

O deputado federal General Girão (PL) denunciou nesta quinta-feira 6, o abandono da obra da Reta Tabajara, trecho da BR-304 localizado em Macaíba. Segundo o parlamentar, a paralisação da obra tem gerado transtornos e colocado em risco a vida dos motoristas que trafegam pela rodovia. Girão disse que a obra está parada há anos e os recursos que deveriam ser destinados à sua conclusão foram desviados para outras finalidades.

Ele destacou que, em 2022, a governadora Fátima Bezerra (PT) retirou R$ 17,5 milhões da emenda de bancada federal que seriam usados para a finalização da Reta Tabajara. O montante, segundo o deputado, foi utilizado para a compra da vacina Sputnik, mesmo com o entendimento de que a aquisição não era necessária. “A gente sabia que não precisava, mas a bancada, pelo menos eu, decidiu botar o dinheiro para ela. O dinheiro foi perdido. A obra está atrasada”, afirmou.

O parlamentar relembrou que, em fevereiro e março de 2023, já sob o governo Lula (PT), cobrou diretamente do ministro dos Transportes, Renan Filho, a retomada da obra. Em audiência pública realizada em Brasília, o ministro garantiu que as intervenções seriam retomadas, mas, segundo Girão, até agora nada foi feito.

Ele ressaltou que o único trecho entregue foi o que já havia sido iniciado na gestão do ex-ministro Tarcísio de Freitas, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). “Prometeram retomar a obra, mas até agora nada. Três anos de promessas vazias e enrolação. Enquanto isso, os motoristas enfrentam riscos e a obra segue abandonada”, declarou.

Girão também criticou a recente reunião da governadora Fátima Bezerra com o governo federal para tratar da duplicação da BR-304. Segundo ele, o governo anunciou que a licitação da duplicação do trecho só sairá no segundo semestre de 2025, possivelmente no final do ano. “Agora, a governadora quer falar em licitação para duplicação da BR-304, mas a Reta Tabajara continua parada. São três anos de incompetência e descaso com o RN”.

O deputado ressaltou que a expectativa de que o alinhamento político entre o governo estadual e federal traria benefícios para o estado não se concretizou. Para ele, a situação da Reta Tabajara é um reflexo da falta de compromisso das gestões federal e estadual. “A realidade é completamente diferente do que foi prometido. O que temos hoje são obras inacabadas, promessas vazias e nenhum benefício real para o povo potiguar”, disse.

Girão fez um chamado para que a população cobre uma solução para a paralisação da Reta Tabajara. Ele destacou que os atrasos têm impactado diretamente a mobilidade, gerando congestionamentos e aumentando o risco de acidentes na BR-304. “Não podemos aceitar tanta incompetência e descaso. Precisamos cobrar juntos a retomada dessa obra fundamental para o RN”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.