INSS amplia prazo para pagamento de empréstimo consignado

Nova regra estende período de 84 para 96 meses e se alinha ao dos servidores públicos

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão mais tempo para quitar empréstimos consignados. O prazo máximo para pagamento foi ampliado de 84 para 96 meses, um aumento de um ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

A medida tem o objetivo de aliviar o orçamento de milhões de aposentados e pensionistas, além de alinhar as condições de crédito dos segurados do INSS às oferecidas aos servidores públicos. Segundo Lupi, a mudança atende à crescente demanda por essa modalidade de financiamento, que já acumula mais de 16 milhões de contratos ativos.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário, garantindo taxas de juros mais baixas em comparação a outras linhas de crédito.

A instrução normativa oficializando o novo prazo será publicada nesta quinta-feira (6) pelo INSS. A ampliação do período de pagamento também beneficia as instituições financeiras, uma vez que essa modalidade de crédito apresenta baixíssima inadimplência.

“A mudança é positiva para o sistema financeiro, porque possibilita uma negociação mais ampla entre os bancos e os tomadores”, afirmou Lupi.

Aumento do teto dos juros

A ampliação do prazo ocorre após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar um aumento no teto dos juros para empréstimos consignados. As taxas para os empréstimos pessoais passaram de 1,66% para 1,8% ao mês, enquanto os juros do cartão de crédito consignado permaneceram em 2,46% ao mês. O ajuste foi uma resposta à elevação da taxa Selic, atualmente em 13,25% ao ano.

The post INSS amplia prazo para pagamento de empréstimo consignado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.