Governo prevê quase R$ 240 mi inicias em 2025 para Ponte Salvador-Itaparica

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) prevê um investimento inicial de R$ 237 milhões em 2025 para as obras da Ponte Salvador-Itaparica. O valor está no Orçamento deste ano, conforme demonstrativo publicado na edição desta terça-feira, 4, do Diário Oficial do Estado (DOE).O recurso é uma abertura orçamentária do contrato de financiamento entre o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e o Governo do Estado sobre um empréstimo de até US$ 150 milhões, aprovado em 2024 pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para viabilizar parte do Sistema Viário Integrado, que inclui a ponte e várias outras intervenções viárias.

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Vale ressaltar que o orçamento anual é uma previsão de investimentos em determinadas áreas, no entanto, os valores podem sofrer suplementação ao longo do ano.Segundo o contrato, os investimentos serão destinados ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP), entre outros itens do projeto.Dos R$ 237,99 milhões iniciais, cerca de R$ 217 milhões serão financiados pelo CAF, enquanto o resto dos R$ 20 milhões serão do governo.Trechos e obrasA execução do projeto será realizada no âmbito de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Sistema contempla os seguintes trechos:Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;Trecho 2 – Ponte Salvador-llha de Itaparica;Trecho 3 – Chegada da Ponte à llha de Itaparica;Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica; eTrecho 5 – Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.

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O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e social, que serão adotadas para reduzir os impactos do empreendimento, respeitando as salvaguardas ambientais do CAF e as normas ambientais vigentes no estado e no país.A construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica promete transformar a logística e o desenvolvimento econômico do estado, conectando regiões estratégicas e fomentando o crescimento de áreas ainda pouco integradas à capital baiana.

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