Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira 3

A partir desta segunda-feira 3, boletos bancários podem ser pagos por meio do Pix. A nova regulamentação do Banco Central (BC) estabelece que os boletos podem ser quitados por intermédio de outros arranjos de pagamento autorizados ou operados pela autarquia, incluindo o sistema instantâneo de transferências.

O funcionamento do pagamento via Pix será simples: o boleto terá um QR Code que, ao ser acessado, permitirá a realização da operação de forma rápida. O BC destacou que algumas instituições financeiras já ofereciam essa funcionalidade de maneira experimental, mas agora a solução passa a ser regulamentada com responsabilidades claras entre todos os participantes do sistema.

Além dessa novidade, a resolução do Banco Central também institui o chamado boleto dinâmico, voltado para operações entre empresas. Segundo o BC, essa modalidade proporcionará mais segurança e eficiência no pagamento de dívidas corporativas, garantindo que os valores sejam corretamente direcionados ao credor.

“A nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de títulos, a exemplo da duplicata escritural prevista na Lei 13.775, de 20 de dezembro de 2018”, informou o BC.

Para garantir a correta destinação dos valores pagos, o boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título negociado e emitido em sistemas autorizados pelo Banco Central. O devedor deverá utilizar o mesmo boleto recebido fisicamente ou eletronicamente para realizar o pagamento ao credor de forma automática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.