ANM e Itaipu fortalecem monitoramento de barragens de mineração no Brasil

Imagem do WhatsApp de 2025 01 29 à(s) 08.51.59 dc028729

Imagem do WhatsApp de 2025 01 29 à(s) 08.51.59 dc028729

Estimated reading time: 3 minutos

Uma comitiva da Agência Nacional de Mineração (ANM) fez uma visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu na manhã dessa terça-feira (28), como parte da programação de uma série de encontros com a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec. As reuniões dão continuidade a dois convênios assinados entre as três instituições com o objetivo de aprimorar o monitoramento e a fiscalização das barragens de mineração no Brasil.

O País tem 919 barragens de mineração, sendo 468 de grande porte, e para apoiar a fiscalização dessas barragens é necessário um sistema interligado que reúna diversas informações de todas elas. O Sistema de Monitoramento e Alertas (SMA), criado por meio do convênio, permite o monitoramento e geração de alertas, com base em imagens de satélite e dados dos instrumentos automatizados das barragens da mineração.

“Essa plataforma possibilita respostas rápidas a potenciais riscos”, explica o engenheiro Claudio Issamy Osako, da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura da Itaipu. “Além disso, ao automatizar processos e centralizar informações, o SMA oferece maior confiabilidade e eficiência, fortalecendo a fiscalização e promovendo uma gestão ágil”, conclui.

“Para nós, da ANM, o convênio com Itaipu e Itaipu Parquetec é crucial. Sem ele, a gente perderia muito em segurança para toda a população”, explica o superintendente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago Neves. “Estamos sempre buscando as melhores práticas e parcerias e sabemos que Itaipu é benchmark mundial em segurança de barragem, por isso, nosso objetivo é manter este convênio.”

O primeiro convênio foi assinado em 2020 e terá encerramento em dezembro desse ano. Com o aporte de R$ 9.920.807,83 da Binacional foi desenvolvida a plataforma SMA pelo Itaipu Parquetec. Também foram contratadas capacitações para 145 profissionais da Itaipu, Itaipu Parquetec e ANM em cinco cursos voltados ao tema. Outros 41 alunos estão cursando uma Especialização em Segurança de Barragens.

Já o segundo convênio dá continuidade ao sistema de monitoramento e alertas e, ainda, prevê o levantamento das pilhas de rejeito de mineração existentes no Brasil, juntamente com o cadastro das informações relevantes para seu monitoramento. Atualmente, não existem dados sobre essa forma de armazenar os rejeitos da mineração. Este convênio terá vigência até 2029 e aporte de R$ 8 milhões da Itaipu.

Também fizeram parte da comitiva que visitou Itaipu o superintendente executivo da ANM, Júlio Cesar Mello Rodrigues, e o superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação, Fábio da Silva Libório Ribeiro.

O post ANM e Itaipu fortalecem monitoramento de barragens de mineração no Brasil apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.