Sikêra Jr é condenado a pagar R$ 100 mil a Globo por ‘incitar ódio’ contra emissora

A Globo foi favorecida em uma ação judicial movida contra o apresentador Sikêra Júnior e a TV A Crítica, relacionada a falas consideradas ofensivas feitas entre 2019 e 2020. A decisão, proferida pela juíza Lia Maria Guedes de Freitas, do Tribunal de Justiça do Amazonas, determinou o pagamento de R$ 100 mil à emissora.

De acordo com os autos, Sikêra utilizou seu programa para acusar a Globo de práticas como manipulação política e insinuações de crimes graves, como aliciamento de menores. Em uma das falas destacadas pela emissora, o apresentador afirmou que a Globo “alicia menores” e “está acabando com a família brasileira”.

A decisão judicial destacou que as declarações foram feitas sem evidências, com o objetivo de desmoralizar a emissora e incitar ódio. A juíza afirmou que a conduta do apresentador feriu os deveres constitucionais e prejudicou a reputação da Globo.

A emissora não comentou a decisão judicial. Já o advogado de Sikêra, Rannieri Alves, não respondeu aos contatos até o fechamento da matéria. A sentença, emitida em dezembro de 2024, ainda é passível de recurso.

Com informações da Folha de SP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.