Bordado do Seridó se torna patrimônio imaterial e artístico do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou uma lei que reconhece o bordado do Seridó  como Patrimônio Cultural Imaterial e Artístico do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23).

O projeto que deu origem à lei é de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), tendo sido apresentado em 2022 e aprovado em 18 de dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa.

Na matéria, Isolda afirma que a arte potiguar dos bordados produzidos na região Seridó é reconhecida nacional e internacionalmente e que, em 2020, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) lançou o selo nacional Bordados de Caicó reconhecendo a importância desta produção artesanal e conferindo o direito a utilização desta marca às bordadeiras integrantes a associações e/ou cooperativas vinculadas ao Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais (CRACAS).

Foto: ASN RN

Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) criou a “Rota do Bordado”, como forma de garantir visibilidade a este artesanato cuja a expressão vem sendo transmitida de geração em geração, e que serve de fonte de renda a inúmeras famílias potiguares.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o reconhecimento é uma maneira de enaltecer e preservar esse traço da cultura.

“Todo potiguar tem em casa ou pelo menos conhece o bordado do Seridó. É uma tradição antiga, passada de geração em geração e que traduz a identidade do nosso povo. E é dever do Estado garantir a valorização dessa expressão artística que muito diz sobre a nossa terra”, escreveu na rede social X.

Antes do bordado do Seridó, o bordado Labirinto também havia sido reconhecido como patrimônio do RN, em setembro de 2024. A lei valorizou e reconheceu a prática tradicional da comunidade do Reduto, no município de São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte potiguar.

São considerados patrimônio imaterial expressões artísticas, representações, conhecimentos e técnicas que integram um grupo ou comunidade. E com isso, o bordado agora se junta a outras tradições potiguares, como a feira do Alecrim em Natal, as festas de Sant’Ana em Caicó e Currais Novos, o prato ginga com tapioca, da Praia da Redinha, a Jurema Sagrada e outros.

Timbaúba dos Batistas

Outra cidade do RN a ter destaque no bordado é Timbaúba dos Batistas, um dos menores municípios do Rio Grande do Norte, que tem nesta arte sua principal atividade econômica.

O município, localizado no Semiárido potiguar, vem ganhando notoriedade internacional através do trabalho de suas artesãs. Recentemente, o bordado da região alcançou o cenário global com a confecção do vestido de noiva de Janja, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos uniformes da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris.

Em setembro de 2023, a Agência SAIBA MAIS recebeu o prêmio de melhor texto da 10° edição do prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem “Tradição, subsistência e criatividade: quem são as bordadeiras de Timbaúba-RN que subiram a rampa do Palácio do Planalto” escrita pela repórter Isabela Santos. 

O texto narra uma história de protagonismo das potiguares de Timbaúba dos Batistas que bordaram o terno da primeira-dama do Brasil, Janja, usado na posse do presidente Lula, em janeiro deste ano. A SAIBA MAIS viajou 304 quilômetros para contar a história dessas mulheres do Seridó que tanto inspiram e transformam com arte e tradição nos seus trabalhos.

Saiba mais

Do sertão para o mundo: como os bordados potiguares atravessaram o Atlântico

Bordado Labirinto é reconhecido como Patrimônio Cultural do RN

Olimpíadas: RN terá exposição em Paris com bordado, praias e geoparque

Fátima vai às Olimpíadas que terá bordado do Seridó em uniforme brasileiro

Bordados de Caicó participam de exposição no RJ por causa ambiental

Exposição Bordados do Seridó celebra tradição das mulheres potiguares

SAIBA MAIS recebe Prêmio Sebrae de jornalismo com reportagem sobre as bordadeiras da roupa de Janja

Quem são as bordadeiras de Timbaúba que chegaram ao Palácio do Planalto

The post Bordado do Seridó se torna patrimônio imaterial e artístico do RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.