Políticos do RN celebram indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar

A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou as três indicações do longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” ao Oscar, anunciadas na manhã desta quinta-feira (23). O filme concorre nas categorias de Melhor Filme; Melhor Atriz, pela performance de Fernanda Torres; e Melhor Filme Internacional. 

“Eita, que alegria! O filme ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado ao Oscar! Este que acima de tudo é um trabalho de preservação da nossa memória, da parte da nossa história que muitos ainda tentam negar. Mais uma vez parabenizo aqui todos os envolvidos! Democracia ontem, hoje e sempre!”, comentou a governadora.

“Parabenizar também a incrível Fernanda Torres por sua indicação na categoria Melhor Atriz, interpretando o papel desta guerreira da luta pela democracia e pelos direitos indígenas que foi Eunice Paiva. O Brasil inteiro está em torcida!”, continuou.

Outros políticos potiguares também repercutiram as indicações brasileiras, como a deputada federal Natália Bonavides (PT).

“‘Ainda Estou Aqui’ aborda a violência da ditadura sobre uma família e nos lembra da urgência de o Brasil responsabilizar os culpados e dar resposta às famílias atingidas. Que o sucesso do filme seja uma oportunidade para agirmos para que aquilo nunca mais se repita!”, afirmou.

Já Fernando Mineiro, também do Partido dos Trabalhadores, disse que, mais que indicações ao Oscar, as nomeações são uma homenagem à memória e à luta pela democracia. 

“Não levamos em 1999 com a gigante Fernanda Montenegro em Central do Brasil, mas voltamos com uma interpretação brilhante da filha Fernanda Torres em um filme histórico do mesmo diretor. Registrar a história e lembrar a memória daqueles que dedicaram suas vidas à luta por um país democrático é fundamental para que a história não se repita”, comentou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernando Mineiro (@mineiroptrn)

A senadora Zenaide Maia (PSD) parabenizou Fernanda Torres, o diretor Walter Salles e as demais pessoas que trabalharam na obra. 

“Este filme é a biografia explícita do Brasil na ditadura e consagra a memória da grande mulher e ativista Eunice Paiva. O sucesso estrondoso furou a bolha da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, altamente corporativista e cercada de lobby. É vitória do Brasil!”, comemorou.

Os demais membros da bancada federal do Rio Grande do Norte não comentaram sobre as indicações do longa brasileiro ao Oscar nas redes sociais. 

“Ainda Estou Aqui” alcançou a marca de ser o primeiro filme brasileiro indicado a disputar o prêmio principal do Oscar. A cerimônia acontece em 2 de março.

Lançado em 2024, o filme liderou as bilheterias brasileiras, atraindo mais de 2,9 milhões de espectadores. Reconhecido globalmente, o longa coleciona prêmios em importantes festivais internacionais. No Festival de Veneza, venceu Melhor Roteiro e recebeu o Green Drop Award. Também conquistou o Prêmio do Público no Vancouver International Film Festival, no Mill Valley Film Festival e no Miami Film Festival GEMS. Na França, durante o Festival de Pessac, levou o Prêmio Danielle Le Roy e o Prêmio do Público, confirmando sua força entre críticos e audiências. Fernanda Torres já havia feito história ao conquistar o Globo de Ouro no início do mês. 

O diretor Walter Salles esteve no Oscar com a produção Central do Brasil (1998), que também foi indicado a Melhor Filme Internacional. Na ocasião, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada à categoria de Melhor Atriz.

The post Políticos do RN celebram indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.