Após queda em 2024, número de afogamentos em praias no RN cresce no começo de 2025

O Rio Grande do Norte terminou 2024 com 166 resgates de vítimas de afogamento nas praias do estado, ante 326 salvamentos feitos em 2023, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). Entre um ano e outro, a queda foi de 49%. Já nos primeiros 15 dias de 2025, houve um aumento de 195% neste tipo de ocorrência em relação ao mesmo período do ano passado, o que reforça a importância da prevenção e dos cuidados na água.

Só na primeira quinzena de janeiro, os guarda-vidas registraram 71 resgates de vítimas de afogamento nas áreas monitoradas, com três óbitos. No mesmo período do ano passado, os registros indicavam 24 resgates e nenhum óbito nas áreas supervisionadas, o que destaca, de acordo com os Bombeiros, um aumento expressivo na demanda por intervenções preventivas e de salvamento neste verão. 

Uma das orientações aos frequentadores das praias é para que respeitem as bandeiras de sinalização e sempre procurem um guarda-vidas para que se informem sobre os locais mais seguros para o banho.

As praias da Zona Leste de Natal têm tido registros frequentes de afogamentos neste início de ano. Um dos últimos casos aconteceu na última terça-feira (14), quando o Corpo de Bombeiros Militar realizou o resgate de quatro vítimas de afogamento no litoral potiguar.

Naquela ocasião, os guarda-vidas observaram três vítimas sendo arrastadas pela correnteza na Praia do Meio, em Natal. A guarnição agiu e salvou uma criança, um homem e uma mulher que estavam em perigo. Após o resgate, os turistas foram atendidos e liberados no local.

Foto: Corpo de Bombeiros do RN

Ainda na tarde do mesmo dia, por volta das 17h, os Bombeiros, em conjunto com o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), atuaram no resgate de uma vítima na Praia do Forte, também na capital potiguar. A ação foi bem-sucedida e o homem foi resgatado com segurança.

Já no dia 9, também na Praia do Meio, os guarda-vidas identificaram duas banhistas sendo arrastadas pela correnteza em uma área sinalizada com bandeira de alerta, que foram resgatadas após a equipe entrar no mar. Mas os casos não se limitam à Natal. Em Tibau do Sul, na Região Metropolitana, no mesmo dia, uma guarnição atendeu uma ocorrência envolvendo dois turistas, pai e filho, que estavam sendo arrastados por uma corrente de retorno. As vítimas foram retiradas do mar em segurança.

“A prevenção é a chave para salvar vidas. Nosso trabalho não se limita aos resgates; buscamos conscientizar a população para que possam aproveitar o verão de forma segura. Em muitos casos, uma simples orientação pode evitar uma tragédia”, destacou o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Franklin Araújo.

Para prevenir acidentes, os bombeiros já realizaram mais de 14 mil orientações ao público e 4.700 advertências neste início de temporada. Além disso, as ações de blitz educativas têm sido intensificadas nas rodovias de acesso ao litoral, nas pousadas, nos hotéis e diretamente nas praias de maior fluxo de turistas e veranistas.

A Agência Saiba Mais pediu à assessoria dos Bombeiros os números de salvamentos realizados nos últimos cinco anos (entre 2020 e 2024), e recebemos somente de 2023 e 2024. Também solicitamos os números de óbitos por afogamentos neste período, mas não obtivemos retorno. 

Dicas de prevenção:

Evite entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas;

Esteja atento às bandeiras de sinalização e respeite as áreas indicadas;

Sempre supervisione crianças perto da água;

Procure orientação de um guarda-vidas antes de entrar no mar;

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

The post Após queda em 2024, número de afogamentos em praias no RN cresce no começo de 2025 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.