“Segunda de Vagabundo” é reconhecida como patrimônio imaterial de Natal

A tradicional roda de samba “Segunda de Vagabundo”, realizada no bairro das Rocas, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Natal. A Lei nº 7.815 foi publicada através do Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira 17.

A legislação ressalta a valorização das identidades culturais do samba, a promoção da diversidade entre compositores e músicos potiguares, além de incentivar a participação da sociedade civil e a divulgação da música local.

O texto também destaca a importância da troca de saberes entre mestres e jovens sambistas, assim como o estímulo à atuação dos artistas potiguares na produção artística e econômica do gênero.

Leia também: Natal terá sala de cinema pública nas Rocas

Os objetivos do projeto incluem promover a divulgação das composições potiguares, incentivar o acesso à produção e registro do samba local, além de desenvolver políticas públicas para valorizar os músicos e compositores do gênero.

A norma também permite que o poder público estabeleça convênios com entidades culturais, turísticas e de lazer, com o intuito de preservar a história do samba e ampliar seu reconhecimento.

Segunda de Vagabundo

A “Segunda de Vagabundo” é uma roda de samba realizada todas as segundas-feiras no cruzamento das ruas Pereira Simões e Donzelas, no bairro das Rocas, zona leste da capital.

O projeto teve início em março de 2022 e, desde então, se tornou um espaço de celebração do samba e da cultura potiguar. O evento reúne um público diverso, formado por jovens, adultos e idosos. A iniciativa também traz a produção autoral de compositores locais.

A roda é um ponto de encontro para músicos, compositores e apreciadores do samba e o acesso é gratuito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.