Projeto Praia Inclusiva leva acessibilidade para Pirangi no próximo domingo 19

O projeto Praia Inclusiva, que garante a pessoas com deficiência a oportunidade de desfrutar do mar com segurança e acessibilidade, chega à Praia de Pirangi neste domingo 19. A iniciativa, que acontece das 8h às 13h, é uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef), que mantém o projeto desde 2017 na praia de Ponta Negra, em Natal.

“Nós já realizamos edições itinerantes em outras praias, e ficamos muito felizes quando uma administração municipal nos procura para realizar o projeto. Seria uma alegria imensa que as pessoas com deficiência pudessem sentir o prazer de um banho de mar, com acessibilidade e segurança, em todas as praias do nosso litoral”, afirmou o presidente da Sadef, Dário Gomes.

Toda a estrutura do projeto, incluindo cadeiras anfíbias com rodas especiais para facilitar o acesso ao mar, será transportada para Pirangi. As cadeiras ainda são equipadas com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoios para a cabeça e pés, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entrem no mar com segurança. O banho de mar será assistido por voluntários.

Dário, que é cadeirante, frisou a importância de levar o projeto para diferentes praias do RN, promovendo a inclusão e garantindo o direito ao lazer para todos. “Por falta de acessibilidade, muitas pessoas com deficiência têm negado o direito ao lazer mesmo na praia, que é um lugar super democrático. O objetivo do projeto, além de oferecer esse dia especial para as PCD, é abrir os olhos do poder público para a necessidade de inclusão”.

Por causa da edição em Pirangi, neste fim de semana, o projeto vai funcionar apenas no sábado 18, na praia de Ponta Negra. Todas as atividades são gratuitas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.