Ônibus elétrico inicia testes na Grande Natal com motorista mulher

Um ônibus elétrico da empresa Trampolim da Vitória iniciou os testes nesta terça-feira (14) percorrendo a Linha A de Parnamirim a Natal. O veículo deve rodar por cerca de um mês, e a proposta é que circule em todas as linhas, além de Parnamirim, incluindo São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José e Pirangi.

Outra novidade é que a condutora Eduarda Lima foi a primeira mulher do Norte e Nordeste a dirigir um ônibus elétrico. São duas motoristas que receberam treinamento específico para dirigir o ônibus.

Segundo Almir Buonora, diretor da empresa Trampolim da Vitória, o ônibus deve rodar até 15 ou 20 de fevereiro. O veículo possui Wi-Fi gratuito, ar condicionado, acessibilidade e entrada USB para carregamento de celular. A tarifa cobrada é a mesma dos ônibus convencionais, inclusive com a gratuidade para o idoso e às pessoas com deficiência. No caso da Linha A, a passagem inteira custa R$ 5,45.

O diretor da empresa disse ainda que o ônibus elétrico irá rodar entre um horário e outro, sendo acrescentado como um carro extra. O horário dos ônibus que já estão circulando seguirá normalmente, sem alterações.

Nesse período, vai ser feita uma coleta e análise dos dados e suporte à infraestrutura elétrica necessária. A empresa possui uma parceria com o governo estadual, por meio do DER-RN (Departamento de Estradas de Rodagens). 

“A fase de testes ocorre para que possamos colher dados, saber as dificuldades de todas as áreas. Porque esse é um carro diferente, que tem algumas características diferentes. Então precisamos das informações para passar ao DER, para fazer um estudo técnico de viabilidade para que possamos saber se esse carro é adequado, ou se é um outro tipo de carro que é adequado”, explicou o diretor da empresa.

Já Natécia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER-RN, disse que esses testes são importantes para avaliação técnica e operacional na região, e para saber como se dá seu funcionamento. 

“Isso tudo rumo à sustentabilidade, garantindo uma mobilidade mais limpa, com redução da emissão de gases poluentes”, afirmou.

A apresentação do estudo técnico deve ser concluída no final de março, com os resultados do consumo, da avaliação da população e da estrutura rodoviária também, além da estrutura de carregamento.

“A partir disso teremos as definições para o planejamento do transporte metropolitano. Nós estamos dando pontapé inicial numa mudança de conceito do transporte coletivo na região metropolitana”, disse Buonora.

Incidente de trânsito

No segundo dia de operação do ônibus, na manhã desta quarta-feira (15), o veículo se envolveu em um acidente de trânsito durante o momento de desembarque dos passageiros na Avenida Hermes da Fonseca, em Natal.

No momento em acontecia o desembarque, um motociclista que vinha atrás não conseguiu parar a moto e colidiu na traseira do ônibus.

Segundo a assessoria de comunicação da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), não houve danos ao veículo, que continua circulando normalmente. 

Sobre o ônibus elétrico

O veículo é da marca Ankai, modelo OE-8|Mini, e conta com motor Dana MD100F-E 100% Elétrico. O ônibus possui uma potência de 272CV e torque máximo de 255.1 kgfm. A bateria CATL LiFeP04 gera autonomia de 210 KM até 350 KM.

O ônibus tem 8,75m de comprimento, dispondo de 20 assentos, suspensão a ar, ar condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa.

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