Mineiro afirma que Babá quer fazer da Femurn “máquina eleitoral” para 2026

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) afirmou que o ex-prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, conhecido como “Babá”, candidato a presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), “quer dar as cartas na entidade” com o objetivo de “tentar transformá-la, mais uma vez, em máquina eleitoral de seus futuros candidatos majoritários”. A eleição na entidade que representa os prefeitos potiguares, marcada para ocorrer na manhã desta quarta-feira (15), está sendo encarada como uma prévia da sucessão estadual de 2026.

O próprio Mineiro chamou atenção para isso ao dizer que Babá “faz campanha se apresentando como oposição radical ao presidente Lula e à governadora Fátima”. O ex-prefeito de São Tomé é apoiado pelos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) e pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União).

Bolsonarista declarado, babá Pereira é apoiado pelo senador Rogério Marinho. Foto: Divulgação.

O outro candidato a presidente da entidade é o prefeito reeleito de Pedra Grande, Pedro Henrique de Souza Silva (PSDB), que é apoiado pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB), pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo vice-governador Walter Alves (MDB), possível candidato a sucessão estadual em 2026.

Pedro Henrique é o candidato apoiado pela governadora Fátima Bezerra. Foto: Reprodução.

Os dois lados trocam acusações de “chantagem” em troca de apoio nas eleições da Femurn. Pedro Henrique disse que “prefeitos estão sendo pressionados e ameaçados com a perda de emendas parlamentares caso não votem no candidato apoiado por esses líderes políticos”, numa referência aos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, poiadores de Babá.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador Styvenson Valentim cobrou fidelidade dos prefeitos ao dizer que eles precisam definir “de que lado estão”, mas negou que estivesse fazendo barganha com as emendas parlamentares para conseguir votos para Babá.

Babá devolvei as acusações de chantagens, dizendo que essa estratégia estaria sendo praticada pelo Governo do Estado e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, para beneficiar o seu adversário, Pedro Henrique.

O ex-prefeito disse que foi procurado por vários prefeitos, sem citar nomes, que teriam lhe contado que receberam promessas de obras em seus municípios em troca do voto em Pedro Henrique. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa negam as acusações.

Mineiro, em mensagem postada no X, antigo Twitter, escreveu que o objetivo de Babá “não é fortalecer os municípios em suas relações federativas, em busca das necessárias parcerias para o enfrentamento dos desafios que os(as) novos(as) gestores(as) encontraram no início dos mandatos”.

“Os prefeitos e as prefeitas atuais aceitarão o controle de sua entidade por um ex-prefeito que está mais preocupado com 2026 do que com a busca de parceiras interfederativas em busca solução para os problemas reais de seus municípios?”, questionou o deputado.

A disputa na Femurn se transformou em uma espécie de cabo de guerra entre a governadora Fátima Bezerra e o senador Rogério Marinho, que querem medir forças para ver quem atrai mais prefeitos com vistas à formação do palanque de 2026 no Rio Grande do Norte.

The post Mineiro afirma que Babá quer fazer da Femurn “máquina eleitoral” para 2026 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.