Fake news sobre Pix é ‘atitude criminosa’, diz novo ministro da Secom

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, declarou nesta terça-feira 14 que a divulgação de fake news sobre taxação do Pix é “criminosa”, e que os responsáveis precisam ser punidos.

Segundo ele, uma das prioridades da sua gestão será se adiantar à divulgação de notícias falsas. Sidônio, que tomou posse hoje, avalia que mentiras sobre uma suposta cobrança pelo uso do Pix para pagamentos prejudica principalmente os pequenos empresários.

“Essa fake news em relação ao Pix… É bom deixar muito claro: não existe pela Constituição cobrança de imposto sobre movimentação financeira”, destacou o ministro em coletiva de imprensa após sua posse.

“Não tem absolutamente nenhuma mudança. Não vai se cobrar nada. Isso é uma atitude criminosa que a gente está vivendo, causando sérias consequências para quem tem o seu comércio, para quem tem negócio”, acrescentou.

De acordo com Sidônio, a informação falsa está causando sérios problemas, e tem pessoas receosas de usar o método de pagamento por causa da suposta taxação. O ministro frisou, porém, que o combate à desinformação não é papel apenas da Secom, ou do governo, e que é preciso haver ações legais.

“É importante que identifique os responsáveis pela fake news. É importante que punam os culpados por isso. Pelos danos que estão fazendo ao país. E às pessoas. E, principalmente às pessoas mais simples, e isso é inadmissível”, afirmou Sidônio. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

Com informações do Correio Braziliense

Adicionar aos favoritos o Link permanente.