Por Fernando Azevêdo
No âmbito do Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, o Fórum para o Diálogo Inter Religioso do Rio Grande do Norte se reunirá no dia 25 de janeiro. O encontro ocorrerá no Parque das Dunas, em Natal, com o tema “Conhecer, conviver e respeitar: o diálogo nasce de uma atitude”.
A muçulmana Ana Maria Pimenta conta que o Fórum existe desde 2018 para “mostrar que é possível a existência pacífica e respeitosa entre todos os credos. Mesmo com todas as diferenças que nós temos, o que nos une é mais forte.” Segundo a potiguar, existem valores universais que unem as religiões.
Ana Maria lamenta que, mesmo que o Estado seja laico, ainda exista intolerância religiosa. “Apesar de já ter melhorado muito, o Estado ser laico, de existir leis que nos protegem, no dia a dia isso não acontece. Eu ainda sofro muito preconceito, às vezes até agressões verbais. Já teve até tentativa de agressão física”, relata. Ela conta que usa o véu islâmico por conta de sua religião, o qual já tentaram puxar.
O Fórum Inter Religioso une diferentes crenças, contando também com a presença de pessoas que não têm religião. Ele foi criado por chefes de religiões minoritárias, diz Ana Maria. Para o encontro do dia 25 de janeiro, realizado das 9h às 11h, o Fórum convida que as pessoas vistam camisas brancas, em sinal de paz e igualdade.
“Há espaço para todo mundo”
“Nós temos que mostrar que há espaço para todo mundo. Quem participa desse fórum, está comprometido a cultivar a paz, e jamais separar a paz da justiça. Se compromete também a preservar a natureza e a vida em todas as suas formas”, ressalta Ana Maria.
Em 6 de junho de 2024, Ana foi barrada na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) devido ao tentar entrar na sede do legislativo estadual usando o véu. Diante da repercussão do acontecimento, noticiado em primeira mão pela Agência Saiba Mais, a ALRN fez uma alteração em seu regimento interno no dia 15 do mesmo mês.
“No dia a dia, a gente sofre devido a muitos filmes americanos. A mídia hegemônica, poderosa, relaciona muito o muçulmano com o terrorista, bota aquela imagem do cara com a mulher com véu ou do homem com turbante, relacionando com o terrorismo”, Ana Maria frisa.
Ela conclui: “Temos um Deus que adoramos de maneiras diferentes, mas que todos acreditam nele, e por isso nós convidamos a todos que têm essa vontade de respeitar e aceitar o outro em suas diferenças. O que nos une é mais forte, para nos abraçarmos e divulgar essa mensagem de paz e união”.
Serviço
Fórum para o Diálogo Inter Religioso do Rio Grande do Norte
Onde: Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)
Quando: 25 de janeiro, das 9h às 11h
The post Evento propõe diálogo sobre combate à intolerância religiosa no RN appeared first on Saiba Mais.