Europeus e americanos pagam mais por mel claro

Produção de mel: perfume e tom

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Leone Iglesias / AT

O mel mais claro é o favorito dos americanos e dos europeus, maiores compradores do produto brasileiro. Com isso, a coloração se tornou a mais cara e pode ter o preço até 10% maior do que o das demais, apontou Wellington Dantas, gerente da Cooperativa Casa Apis, do Piauí.Além da procura, o mel marmeleiro (mais claro) é mais escasso no mercado. Isso porque ele só pode ser obtido no início do ano, nas primeiras floradas. Conforme a safra avança, vão surgindo novas flores, gerando novas colorações de mel.Leia mais sobre EconomiaCom as novas fases, não é só a cor que muda, mas também o cheiro e o sabor. O mel marmeleiro, por exemplo, é mais suave e perfumado. Já o mel feito a partir do pólen das flores jitirana e bamburral é mais espesso e tem o sabor mais forte e ácido.O Brasil é o maior exportador de mel orgânico do mundo. O produto é enviado, principalmente, para Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido. Apesar da liderança, quando se trata do consumo interno, as estimativas são baixas: cada brasileiro consome apenas 65 g de mel por ano, enquanto o consumo per capita do alemão é 3 kg e, do norte-americano é 1,5 kg.

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