STF acompanha inquérito sobre ameaça a Lula e Moraes

O inquérito policial que investiga novas ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será enviado à Corte assim que for finalizado.

De acordo com fontes envolvidas na investigação, o episódio está inserido no contexto dos atos antidemocráticos e, por esse motivo, está relacionado a outros processos em andamento no Supremo que tratam do mesmo assunto.

Leia também: Moraes alerta que comemoração do 8/1 pode configurar crime

No final de novembro, a PF enviou à Corte um relatório detalhado sobre uma tentativa de golpe de Estado que envolveria o assassinato de Lula, Moraes e do vice-presidente Geraldo Alckmin. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos indiciados pelo esquema.

Moraes é o relator de todos esses casos e, embora seja uma das possíveis vítimas do novo atentado, deve continuar à frente das investigações. No STF, entende-se que esses ataques têm como alvo a democracia brasileira de forma geral.

Nos bastidores, também se avalia que esse novo episódio pode retardar a conclusão de outras investigações, como o inquérito das “fake news” e o das milícias digitais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.