Hospital Bom Jesus é referência em aceitação no processo de doação de órgão no PR

orgao 2024 capa

orgao 2024 capa

Estimated reading time: 4 minutos

A Hoesp/Hospital Bom Jesus continua em destaque e sendo referência no Paraná em relação a taxa de aceitação no processo de doação de órgão. O balanço de 2024, aponta que foram realizadas 30 entrevistas, do total, 28 famílias autorizaram a doação de órgãos, ou seja, elas falaram sim. Um sim que ajuda a salvar vidas; um sim que traz esperança; um sim que representa um ato de solidariedade.

No ano passado, a taxa de conversão (famílias que autorizam a doação de órgãos foi de 93%, enquanto que no ano de 2023 foi de 90%. Os dados computados pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) – envolvem o período de 2015 até 2024 – apontam que a taxa geral de conversão é de 94,2%. Os anos de 2016 e 2021 marcaram a história do Hospital Bom Jesus ao atingir os 100% de conversão.

“Faz uma década que o Bom Jesus é o melhor do Paraná em aceitação pra doação de órgãos”, destaca o enfermeiro coordenador da CIHDOTT, Itamar Weiwanko. É uma fusão de sentimentos e eu ainda não encontrei o adjetivo correto para esse processo complexo. Pois existe uma corrente com vários elos após a confirmação da morte encefálica do paciente. Esses elos fazem que seja construída essa corrente do bem”, pontua ao citar que o Hospital Bom Jesus está entre os melhores do Paraná e do Brasil.

Entre as justificativas para tais resultados, o profissional menciona o acolhimento das famílias, a humanização hospitalar, a equipe profissional, a capacitação técnica. “Inúmeros profissionais do Hospital Bom Jesus fazem parte do complexo processo e cada um faz a sua parte com maestrina dentro dos princípios profissionais, formação, ética, capacidade técnica, atitude e humanização”.

O DIAGNÓSTICO – As doações de órgãos acontecem após o diagnóstico de morte encefálica – uma condição irreversível do quadro de saúde do paciente – em que ocorre a constatação do óbito após vários exames que comprovam essa condição. Com a conclusão desse diagnóstico a CIHDOTT acolhe os familiares e explica sobre o processo.

O trabalho que a Hoesp executa no Estado e no país é referência com números expressivos e atuação de excelência no processo de diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador e quesito de abordagem das famílias. Vale destacar que se a família não autorizar não acontece a doação.

“A família inicia ao processo e nós, profissionais da saúde, precisamos agir neste composto dentro das legislações específicas, além de respeitar os sentidos de cada ente envolvido bem como o possível doador. Também garantimos a segurança em cada elo para que ao final essa corrente seja de confiança e benevolência”, destaca Weiwanko.

A CIHDOTT – Composta por uma equipe multidisciplinar, a CIHDOTT do Hospital Bom Jesus executa com empenho e dedicação todas as etapas que envolvem a doação e a captação de órgãos. Tais profissionais estão em constante capacitação – se atualizando anualmente nas questões do processo com base no protocolo que é instituído pelo Sistema Nacional de Transplantes e focamos na aplicação das diretrizes e normativas impostas por essas legislações – para que cada vez mais possam executar tal missão com maestria.

FILA DE ESPERA – É contínuo o aumento de pessoas que precisam de um órgão. A espera pode ser demorada e dolorosa. Uma iniciativa que pode contribuir com as taxas de aceite de doação de órgãos é conversar com os familiares sobre o assunto.

“Mais de quatro mil pessoas estão na fila de espera por órgão no Estado. Precisamos capacitar mais profissional, aumentar os serviços de saúde para superar essa demanda complexa”, aponta Weiwanko ao acrescentar que é importante que aconteça a divulgação da relevância em fazer esse ato de amor, pois amanhã pode ser um ente querido, um familiar, um filho que precise de um órgão.

Da Redação

TOLEDO

Confira os dados de captação de órgãos da Hoesp desde 2015:

Ano    Entrevistas realizadas        Doação confirmada            Entrevista/conversão

2015   16       15       94%

2016   25       26       100%

2017   28       25       88%

2018   27       26       98%

2019   16       15       94%

2020   25       21       88%

2021   17       17       100%

2022   21       20       95%

2023   20       18       90%

2024   30       28       93%

Total                           94.2%

O post Hospital Bom Jesus é referência em aceitação no processo de doação de órgão no PR apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.