Pesquisa para o Dia dos Pais revela preferências e tendências dos consumidores

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) divulgou os resultados de uma pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais, realizada pela Opinion Box. O levantamento revela que 59% dos consumidores planejam fazer compras para celebrar a data, mostrando um equilíbrio entre o desejo de presentear e a cautela financeira.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados pretende investir entre R$ 50 e R$ 200 em presentes. As compras devem se intensificar duas semanas antes do Dia dos Pais, evidenciando um planejamento mais cuidadoso dos consumidores.

Os produtos mais procurados incluem:

  • Moda e Acessórios: Roupas, calçados e acessórios estão no topo das preferências.
  • Esportes: Itens esportivos e relacionados a atividades físicas são altamente considerados.
  • Cosméticos e Beleza: Produtos de cuidados pessoais estão em alta demanda.
  • Eletrônicos: Gadgets e dispositivos tecnológicos continuam sendo favoritos.
  • Alimentos e Bebidas: Cestas de produtos gourmet e bebidas especiais são opções populares.
  • Livros: Obras literárias também são uma escolha significativa para presentear.

O presidente da CDL Natal, José Lucena, comentou os dados da pesquisa. “Os números apresentados refletem uma tendência de cautela por parte do consumidor na hora das compras. Na busca pelo presente do Dia dos Pais, eles já têm definido o que querem e o valor que pretendem investir. A pesquisa revela também uma diversificação nos produtos, o que é bom para os lojistas, pois abrange diferentes segmentos. Os consumidores estão dispostos a celebrar o Dia dos Pais com presentes significativos e variados. A CDL Natal espera que esses dados ajudem os lojistas a definirem produtos que de fato despertem o interesse do consumidor, permitindo boas vendas e atendendo às expectativas dos clientes”, afirmou Lucena.

Outro dado relevante do levantamento é a forma de pagamento. O cartão de crédito será o principal aliado dos consumidores, sendo usado por 7 em cada 10 pessoas. O PIX deve ser a opção para 26% dos que vão às compras.

Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,7 bi em 2024

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2024 deverá alcançar R$ 7,7 bilhões. Se confirmada, a projeção representaria um avanço de 4,7% em relação à mesma data de 2023, já descontada a inflação. O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do varejo brasileiro.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca a importância dessa data para o comércio. “Com a taxa de desemprego no menor patamar dos últimos 10 anos e sinais positivos para o consumo, esperamos que as vendas para esta data comemorativa aumentem significativamente”, afirma Tadros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação está 7,1% da força de trabalho, o menor patamar para esse período desde 2014.

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