Mais de 8 mil pessoas são impactadas em ações e atividades promovidas pelo IMEA no Baixo Amazonas


Um dos projetos de estaque é o Escola D’Água, que realizou mais de 15 formações entre palestras, oficinas educomunicativas e seminários. Alunos da rede municipal de Santarém participando de palestra sobre a importância das áreas de proteção ambiental para o presente e o futuro da Amazônia e do planeta
IMEA / Divulgação
O Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) finalizou 2024 com conquistas expressivas, entre elas, o engajamento de mais de 8 mil estudantes e educadores em atividades de impacto socioambiental na região amazônica, em especial, no município de Santarém, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Com uma ampla gama de ações e eventos ao longo de 10 anos de atuação, em 2024 o instituto consolidou sua atuação como referência na promoção de práticas educomunicativas e no engajamento de juventudes e de comunidades locais.
Escola D’Água
O primeiro projeto e um dos mais marcantes do instituto, o projeto Escola D’água, completou 10 anos de presença no município, promovendo debates sobre questões socioambientais, sustentabilidade dos recursos hídricos e justiça climática.
Oficina dos filtros para jovens lideranças da comunidade é Piracãoera de Baixo
IMEA / Divulgação
Em seu último ciclo de trabalho (anos de 2022, 2023 e 2024), o Escola D’Água se destacou pela realização de mais de 15 formações entre palestras, oficinas educomunicativas e seminários.
No total, cerca de 15 mil pessoas foram diretamente impactadas pelas suas ações, incluindo os participantes do I Workshop de Formação para Embaixadores das Águas, em 2022, do Seminário Escola D’água “Santarém, território das águas: Desafios para a educação ambiental”, em 2023, e do Festival Juventudes das Águas, evento de encerramento do ano de 2024.
Projeto Escola D’água em Santarém
Projeto Escola D’água/Divulgação
Ao longo de sua trajetória, o projeto se destacou ainda pela implementação de estações de lavagem de mãos, hortas e escovódromos nas escolas participantes. Essas estruturas, além de assegurar a qualidade da água para a comunidade escolar, também promoveram práticas de higiene essenciais e boa alimentação, alinhando-se ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 6, “Água Potável e Saneamento”, um dos pilares fundamentais da iniciativa. Foram 14 hortas, 14 estações e 10 escovódromos instalados.
Em 2024, o projeto também lançou um edital específico de apoio técnico e financeiro para 10 escolas participantes, viabilizando ações práticas lideradas pelos Embaixadores das Águas em suas comunidades escolares. A partir desse fomento, foram realizadas atividades como a melhoria das hortas escolares, a produção de um documentário e mutirões de limpeza.
Participação em eventos
Ao longo do ano de 2024, o IMEA marcou presença em eventos locais, regionais e nacionais, participando de mesas-redondas, lives, palestras e oficinas para divulgar suas iniciativas e sensibilizar o público sobre temáticas socioambientais. A homenagem recebida durante a 32ª edição do Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, em São Paulo, no mês de dezembro, foi celebrada como um dos principais reconhecimentos de 2024.
O Prêmio EcoCine reforça o papel do instituto na promoção da educomunicação como ferramenta de transformação social na Amazônia. Há uma década atuando no campo, hoje, o legado do IMEA se reflete em uma nova geração de jovens que, inspirados pelo instituto, produzem materiais próprios para sensibilizar sobre a preservação da Amazônia.
IMEA foi homenageado no Ecocine
Divulgação
“Este foi um ano especial para o IMEA, em que fortalecemos nossas ações de educomunicação, ampliamos nosso alcance e consolidamos parcerias. A homenagem recebida no Festival EcoCine foi um marco, reconhecendo o compromisso com a educomunicação socioambiental e o protagonismo jovem na Amazônia”, destacou a coordenadora de projetos do IMEA, professora Lucineide Pinheiro.
A produção de conteúdos de educomunicação também foi uma prioridade em 2024, com mais de 15 vídeos desenvolvidos para divulgar as ações do IMEA e sensibilizar o público para questões socioambientais. Paralelamente, foram realizadas também oficinas de produção de vídeos em escolas públicas de Santarém, capacitando jovens para a criação de seus próprios conteúdos com temática ambiental.
Confira aqui os vídeos do IMEA
Planos para 2025
Para 2025, o IMEA já traça novos passos com a retomada do podcast Rio de Saberes, dessa vez, em parceria com o British Council. A iniciativa está selecionando 20 jovens da região para serem formados em três oficinas, capacitando-os a produzir episódios do podcast de forma independente, desde a apuração das pautas até a gravação e edição.
As oficinas têm início previsto para este mês de janeiro, prometendo ampliar ainda mais o alcance das ações do instituto.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.