Um verdadeiro ano novo

tribunalivre destacada

O Natal de nosso meigo e doce Nazareno nos vem renovar as emoções, estimulando-nos a nos tornarmos melhores. Vem um desejo íntimo de renovação, na busca por mais equilíbrio, na obtenção do exercício da paciência e da tolerância, na procura mais sincera por vencer a nós mesmos, desfazendo-nos do egoísmo, do orgulho e da inveja. Esse despertar da consciência nasce no fundo de nossas almas, criações de Deus, as quais guardam consigo essa centelha divina que nos impulsiona ao progresso. São palavras de Jesus, o Espírito mais luminoso que desceu à Terra, filho de Deus e Nosso Irmão maior: “podeis fazer o que eu faço e muito mais!”, “brilhe vossa luz!”. E ainda: “também sois deuses!”.

Essa força poderosa perfaz um caminho. Germina no coração do ser humano, agiganta-se no pensamento e se materializa em atitudes. Na vigilância do que pensamos, nascem nossas vitórias sobre nós mesmos. Nossas maiores batalhas aí se descortinam; e o resultado vem pelo esforço no combate daquilo que existe de mais feio em nossos sentimentos. No fundo, a melhor conquista é vencermos a nós. Daí a importância do autoconhecimento, de guardarmos momentos para reflexão e de exercitarmos a meditação.

A oração vem nos religar aos mundos superiores onde haurimos forças e equilíbrio para a tomada de decisões, o exercício da benevolência, o cumprimento do dever, aceitação das provas e coragem para continuarmos frente aos desafios da vida.

Nesse ato de fé, convictos de que há em tudo um propósito divino e de que as leis de Deus regem nossos destinos, acalmamo-nos na certeza de que eternidade, reencarnação, ação e reação, passado e futuro se conectam segundo nossas escolhas e ações. Que maravilha Nosso Deus ser sábio, bom e misericordioso! Quanto Ele ainda nos oferta, apesar de toda nossa pequenez! Quantas chances e novas oportunidades para desfazer o mal e construir o bem! Quantos talentos nos são dados apesar de nossas fraquezas, indolência e teimosia!

E chega o ano novo, enchendo nossa alma de esperanças e sonhos, suscitando em nós o recomeçar, impulsionando-nos a fazermos melhor, a reclamarmos menos, a distribuirmos mais, a trabalharmos dignamente, a amarmos genuinamente e até a sorrirmos mais. E é o pensamento, nosso núcleo mais secreto, a usina propulsora de força e luz, a nos alavancar ao progresso e à felicidade.

E que venha 2025 recheado de alegrias, paz, saúde, trabalho e realizações no bem!

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O post Um verdadeiro ano novo apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.