Filme ‘O Alecrim e o Sonho’ encerra circuito em Natal com sessões inclusivas para pessoas com deficiência

O longa-metragem potiguar O Alecrim e O Sonho, dirigido por Valério Fonseca, encerra sua temporada em cartaz na capital potiguar com uma série de sessões gratuitas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Com temáticas que abordam etarismo, solidão na terceira idade e amizades, o filme vai ser exibido nos dias 21 e 22 em sessões especiais com recursos de acessibilidade, como Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, garantindo que pessoas surdas e cegas também possam apreciar essa obra, que foi uma das avaliadas para representar o Brasil no Oscar 2024.

Em circuito desde o dia 12 de agosto, a primeira sessão acessível aconteceu no dia 13, no Complexo Cultural Rampa. As próximas, que encerram a temporada de exibições, acontecem nos dias 21, no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) que receberá uma sessão com intérprete de Libras; e 22, no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC/RN), com o recurso de audiodescrição. Essa ferramenta descreve de forma detalhada as cenas, expressões e cenários do filme, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam acompanhar e compreender plenamente a narrativa. Além disso, outras exibições acontecem em 20 e 31 de agosto.

Leia também: Mostra Macambira promove exibição gratuita de filmes no Cinépolis Natal Shopping

Valério Fonseca, diretor de O Alecrim e O Sonho, destacou a relevância de levar a sétima arte a todos os públicos, reforçando a importância da acessibilidade nas produções culturais. 

“Cinema é uma arte que deve ser compartilhada por todos, e isso inclui pessoas com deficiências sensoriais. Essas sessões inclusivas de O Alecrim e O Sonho são uma maneira de garantir que o acesso à cultura seja verdadeiramente universal, e para mim, é um privilégio poder oferecer uma experiência cinematográfica completa e significativa para todos, em uma obra que fala sobre vida, sonhos e resistência”, pontua.

A transmissão de O Alecrim e O Sonho é viabilizada pelo edital de apoio ao segmento cultural através da Lei Paulo Gustavo. O evento pretende atrair tanto cinéfilos quanto pessoas interessadas em discutir as temáticas abordadas nas obras, além do público de um modo geral.

Sobre o filme

O Alecrim e O Sonho acompanha a vida de Vicente, um viúvo aposentado que vive no bairro do Alecrim, na zona Leste de Natal. Em meio a dilemas do cotidiano e sonhos lúcidos, o filme explora a jornada de um homem em busca de propósito e conexões, tocando em questões como o etarismo e a importância das relações humanas. Confira o trailer.

O filme foi um dos 28 longas brasileiros escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa esteve entre os melhores de 2023 e foi vencedor do Troféu Cultura do ano, na categoria audiovisual, pelo voto popular. Foi exibido e premiado nos Estados Unidos no festival Latino and Native American Film Festival em Connecticut. Em seu ano de lançamento, em 2022, foi exibido no Molodist Kiev Int. Film Festival, na Ucrânia durante o período de guerra, e estreou no prestigioso IFFI GOA, o mais importante e tradicional festival de cinema da Ásia.

Serviço

O que: Exibição gratuita e inclusiva do filme O Alecrim e O Sonho
Quando: 20, 21, 22 e 31 de agosto
Onde:

  • 20 de agosto, às 15h: Capitania das Artes (Av. Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta)
  • 21 de agosto, às 13h30: Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) | Exibição em Libras (Rua dos Paiatis 2004, Quintas)
  • 22 de agosto, às 8h: Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN | Exibição com audiodescrição (Rua Fonseca e Silva 1113, Alecrim)
  • 31 de agosto, às 18h: Bae BioAtelier (Rua Luiz Xavier dos Santos 381 Pium)

Classificação: 14 anos
Acesso gratuito ao público

Adicionar aos favoritos o Link permanente.