Proibição do uso de celular em escolas do RN poderá valer já em 2025

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (18), em votação simbólica, o projeto de lei 104/2015, que restringe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental e médio de todo o país. No Rio Grande do Norte, uma lei com o mesmo objetivo, promulgada em janeiro pela governadora Fátima Bezerra (PT), ainda espera regulamentação para entrar em vigor.

De autoria do deputado estadual Hermano Morais (PV), a lei 11.674/2024 foi promulgada no início de janeiro pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN). O texto proíbe o uso de celular nos horários de aula nas escolas de ensino fundamental e médio, com abrangência para as redes pública e privada.

Em novembro, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação (Seec) informou que a regulamentação da lei estadual só ocorreria “após a pauta ser finalizada em nível nacional”. Depois da aprovação da matéria no Senado Federal, a previsão é que a regulamentação ocorra antes do início do ano letivo, que começa em fevereiro.

Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal informou que “existe a orientação para que não ocorra o uso de celular em sala de aula”, mas as unidades de ensino dispõem de conselhos escolares, que “têm autonomia para discutirem o assunto de acordo com a realidade de cada unidade escolar”.

O projeto aprovado pelos senadores teve o apoio do Ministério da Educação (MEC). O ministro Camilo Santana destacou o caráter nocivo do uso de telas por crianças e adolescentes.

“Há vários estudos de especialistas mostrando os riscos e os transtornos que o uso de telas pode causar no ser humano, tem inclusive estudos científicos mostrando o aumento de problemas na adolescência em jovens pelo uso excessivo de telas”, comentou o ministro.

De acordo com o relator do PL no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), a medida não traz punições, mas “orienta uma política pública educacional”. O texto seguirá agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Depois disso, a proibição já poderá valer para o ano letivo de 2025.

O projeto restringe o uso não pedagógico de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes, inclusive, no recreio e intervalo entre as aulas. O texto prevê exceções, permitindo o uso em atividades pedagógicas autorizadas pela escola, em situações de “estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior” e para garantir acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes.

The post Proibição do uso de celular em escolas do RN poderá valer já em 2025 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.